Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre uma amizade impossível. A que amizade o texto se refere? Trata-se da amizade entre dois animais, Amos e Bóris, título do livro escrito por William Steig! E por que a amizade entre eles é impossível? Ficou curioso (a) para saber mais a respeito desse livro? Então, leia o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma amizade impossível – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma amizade impossível – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma amizade impossível – 7º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Uma amizade impossível
Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa. O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.
Irene Monteiro.Disponível em:<https://revistaemilia.com.br>. 09 de dezembro de 2018(Com cortes).
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo da autora do texto lido:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma fábula.
Questão 2 – Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
R:
Questão 3 – No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo […]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
( ) “supus”.
( ) “descobri”.
( ) “compreendi”.
Questão 4 – A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
( ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente […]”
( ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”
( ) “[…] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos […]”
Questão 5 – Na frase “[…] a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá.”, a expressão grifada indica:
( ) um fato que soma ao fato anterior.
( ) um fato que é a causa do fato anterior.
( ) um fato que se contrasta com o fato anterior.
Questão 6 – Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:
R:
Questão 7 – Na oração “[…] instigando-o cientificamente com as leis da biologia […]”, o vocábulo “o” foi empregado para retomar:
Questão 8 – Na parte “Amizade subversiva e perigosa […]”, os vocábulos sublinhados:
( ) definem a amizade entre a baleia e o ratinho.
( ) comparam a amizade entre a baleia e o ratinho.
( ) caracterizam a amizade entre a baleia e o ratinho.
Questão 9 – No fragmento “[…] que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.”, o termo “que” relaciona-se com:
( ) “o ratinho sozinho”.
( ) “página em branco”.
( ) “um vazio de saudade”.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
como que faz a tarefa
Eu achei bem interessante este site e vou fazer o que ei poder