Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Um longo exercício.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um longo exercício – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um longo exercício – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um longo exercício – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Um longo exercício
A vovó Dino adora sua bicicleta de exercícios. Toda tarde, ela sobe na bicicleta e pedala rapidamente.
– Hora de exercício – ela diz.
Ela sobe, ajusta o marcador de tempo na bicicleta e começa a pedalar.
A vovó gosta de olhar revistas enquanto pedala.
– Esta é uma boa receita – ela diz, virando as páginas.
– E gostei desse chapéu! – Vovó complementa.
Os pedais vão rodando enquanto ela lê. Ela acaba de ler uma revista e abre outra. “Céus! Devo estar cansada hoje… Não está indo tão rápido como de costume”, ela pensa, virando mais páginas.
Em pouco tempo, a vovó acaba de ler a segunda revista. Ela muito cansada agora!
– Acho que vou tirar uma soneca mais tarde – ela diz esbaforida. O suor está escorrendo no rosto e nas costas dela.
– Quanto tempo ainda devo pedalar antes de o alarme tocar? – ela se pergunta.
Ela olha para o alarme. Ele não está ligado!
– Oh, céus! Eu me esqueci de ligar o alarme! Por quanto tempo será que eu fiquei pedalando? – ela quer saber.
Ela olha lá fora.
– Nossa! A lua está surgindo! Eu fiquei pedalando a tarde toda. Oh, que boba que eu sou! Não admira que eu esteja cansada!
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) O que a vovó Dino adora fazer todas as tardes?
R.
3) A vovó gosta de fazer o que enquanto pedala?
R.
4) Por que a vovó imagina que deve estar muito cansada hoje?
R.
5) Quando a vovó vai ver quanto tempo ainda falta para ela terminar de pedalar o que ela percebe?
R.
6) Quanto tempo a vovó ficou pedalando?
R.
Por Hélia Higa.