Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre um inofensivo e simpático gigante. Vamos conhecê-lo? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um inofensivo e simpático gigante – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um inofensivo e simpático gigante – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um inofensivo e simpático gigante- Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Um inofensivo e simpático gigante
Muita gente treme de medo só de ouvir a palavra tubarão. É que as pessoas logo imaginam um animal enorme, bravo, com dentes afiados e prontos para devorar qualquer coisa que apareça na sua frente. Essa fama de assassino dos mares é bastante injusta, porque a maioria dos tubarões se alimenta principalmente de peixes ou mesmo de animais invertebrados.
Mas considerando essa má fama, o que as pessoas pensariam de um tubarão chamado de “boca-grande”, que pode passar dos cinco metros e meio de comprimento, possui uma cabeça enorme e uma boca que, além de estar entre as maiores de todos os tubarões, tem quase cinquenta fileiras de dentes? Certamente diriam que é um monstro. Mas que grande engano! Trata-se de um inofensivo e simpático gigante.
Apesar de sua boca enorme, esse tubarão não se alimenta de grandes animais e, sim, de pequeninas criaturas marinhas conhecidas como zooplânctons. Diferentemente de qualquer outro tubarão e de forma muito parecida com as grandes baleias, o tubarão-de-boca-grande engole, de uma só vez, grandes quantidades de água. Quando fecha a boca, a água é expelida pelas guelras e o zooplâncton, que veio junto, é retido para encher a sua pança.
Mesmo com todo o seu tamanho, o tubarão-de-boca-grande é muito difícil de ser encontrado – na verdade, ele é considerado um dos tubarões mais raros do planeta. Desde 1976, ano do registro de quando foi visto pela primeira vez, até hoje, apenas 43 espécimes foram vistos pelo mundo, a maioria encalhada em praias.
E adivinhe só onde alguns pesquisadores sortudos encontraram o mais recente tubarão-de-boca-grande? No Brasil! Mais precisamente encalhado em uma praia de Arraial do Cabo, uma cidade na costa do estado do Rio de Janeiro. Essa grande descoberta aconteceu durante pesquisas com o objetivo de registrar as aves, as tartarugas, as baleias e os golfinhos que habitam a costa fluminense. Foi uma enorme surpresa.
Aposto que para você também foi uma baita surpresa descobrir que grande parte dos tubarões está longe de ser formada por predadores ferozes. Mas o legal de tudo isso é saber que ainda existem descobertas “gigantescas” por serem feitas nos mares do Brasil. Então, da próxima que você for à praia, fique atento! Quem sabe você não encontra o tubarão-de-boca-grande número 44!
Luciano M. Lima, Bruno Rennó e Salvatore Siciliano.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 205. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – De acordo com o texto, a fama do tubarão como “assassino dos mares” é muita injusta. Identifique o motivo:
Questão 2 – Em “[…] pode passar dos cinco metros e meio de comprimento, possui uma cabeça enorme e uma boca que […] tem quase cinquenta fileiras de dentes […]”, os autores descrevem:
Questão 3 – Releia:
“Diferentemente de qualquer outro tubarão e de forma muito parecida com as grandes baleias, o tubarão-de-boca-grande engole, de uma só vez, grandes quantidades de água.”
Essa passagem do texto é:
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
( ) uma exemplificação.
Questão 4 – Grife a expressão que é um exemplo da linguagem informal a seguir:
“[…] e o zooplâncton, que veio junto, é retido para encher a sua pança.”
Questão 5 – Segundo o texto, alguns pesquisadores encontraram um tubarão-de-boca-grande encalhado em uma praia de Arraial do Cabo. Para eles, foi “uma enorme surpresa”. Por quê?
Questão 6 – Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) “[…] esse tubarão não se alimenta de grandes animais e, sim, de pequeninas criaturas […]”
( ) “[…] o tubarão-de-boca-grande é muito difícil de ser encontrado […]”
( ) “Mas o legal de tudo isso é saber que ainda existem descobertas ‘gigantescas’[…]”
Questão 7 – Na parte “Então, da próxima que você for à praia, fique atento!”, os autores do texto:
( ) dão uma dica.
( ) expressam uma ordem.
( ) fazem uma advertência.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.