Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um dos menores crocodilos do mundo. Você sabe qual é? Não? Então, vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um dos menores crocodilos do mundo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um dos menores crocodilos do mundo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um dos menores crocodilos do mundo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Jacaré-anão: um dos menores crocodilos do mundo
O réptil tem papel crucial na manutenção dos cursos d’água e no controle de espécies
Considerado um dos menores crocodilianos do mundo, o jacaré-anão ou jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus) se difere completamente de seus primos de grande porte, apresentando altura média de 150 centímetros em machos e 120 centímetros em fêmeas. Presente em dez países da América do Sul, é no Brasil onde está seu maior contingente populacional, dividido por todos os biomas, com exceção dos pampas.
Natural de águas doces, o animal possui alta resistência a baixas temperaturas, sendo comum vê-lo em cursos d’água limpos, frios e com grandes corredeiras. Na Amazônia, é encontrado principalmente em zonas florestais alagadas próximas a grandes rios e lagos. Já no Pantanal, onde sua distribuição se restringe ao entorno do bioma, é muito comum em cabeceiras de rios e riachos com substrato rochoso.
Sua dieta variada contempla peixes, caranguejos, moluscos e invertebrados terrestres, como aranhas e insetos. Também pode se alimentar de pequenos mamíferos, aves, outros répteis e anuros de menor porte. É responsável por manter o equilíbrio no meio aquático, pois evita o crescimento desordenado de várias espécies.
Estudos mostram que os aspectos reprodutivos do jacaré-anão variam de local para local. Na Amazônia colombiana, o período de postura de ovos vai de novembro a março, enquanto na parte brasileira do bioma ninhos já foram encontrados no mês de outubro. Geralmente, põe grande número de ovos, excedendo as 20 unidades. Protetoras, as fêmeas podem permanecer com os filhotes até os 21 meses de vida.
“Associação Mineira de Defesa do Ambiente”.
Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/5456-jacare-anao-um-dos-menores-crocodilos-do-mundo>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Em “O réptil tem papel crucial na manutenção dos cursos d’água e no controle de espécies”, a que réptil o texto se refere?
Questão 2 – Observe:
“[…] o jacaré-anão […] se difere completamente de seus primos de grande porte, apresentando altura média de 150 centímetros em machos e 120 centímetros em fêmeas.”
Nessa passagem, o texto:
( ) expressa uma opinião.
( ) apresenta uma conclusão.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 3 – Segundo o texto, o jacaré-anão “é muito comum em cabeceiras de rios e riachos com substrato rochoso”:
( ) no Pampa.
( ) no Pantanal.
( ) na Amazônia.
Questão 4 – No fragmento “Sua dieta variada contempla peixes, caranguejos, moluscos e invertebrados terrestres […]”, o termo destacado exprime:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 5 – De acordo com o texto, o jacaré-anão é “responsável por manter o equilíbrio no meio aquático”. Por quê?
Questão 6 – O trecho “Estudos mostram que os aspectos reprodutivos do jacaré-anão variam de local para local.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 7 – No segmento “Protetoras, as fêmeas podem permanecer com os filhotes até os 21 meses de vida.”, a parte grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.