Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o cachorro-do-mato-vinagre. Segundo o texto, o corpo desse animal é mais comprido do que o de qualquer outro cão, lobo ou raposa silvestre sul-americano. Por outro lado, suas orelhas são pequenas e arredondadas, assim como sua cauda, seu focinho e seus membros são curtos. Que tal conhecê-lo melhor, descobrindo muitas curiosidades? Então, leia com atenção o texto Um cachorro família, acrobata e imitador! Logo após, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um cachorro família, acrobata e imitador – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um cachorro família, acrobata e imitador – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um cachorro família, acrobata e imitador – 7º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Um cachorro família, acrobata e imitador
Seu corpo é mais comprido do que o de qualquer outro cão, lobo ou raposa silvestre sul-americano. Por outro lado, suas orelhas são pequenas e arredondadas, assim como sua cauda, seu focinho e seus membros são curtos. Assim é o cachorro-do-mato-vinagre, um animal ainda pouco observado e estudado na natureza por ser raro e difícil de avistar, apesar de ter hábitos diurnos.
O cachorro-do-mato-vinagre, embora também possa apresentar hábitos solitários, vive geralmente em grupos familiares que variam de três a dez indivíduos. Em cativeiro, a fêmea desse animal leva de 60 a 83 dias para dar à luz e tem dois a seis filhotes por vez, que nascem com coloração acinzentada. Pai e mãe protegem os recém-nascidos, que mamam por, aproximadamente, 75 dias.
Quando adulto, o cachorro-do-mato-vinagre tem pelo marrom-avermelhado, sendo que, na cabeça, o tom é levemente dourado-avermelhado. Essa espécie alimenta-se de pequenos vertebrados – como roedores – a animais de médio e grande portes, como quatis, cutias, pacas, capivaras, pequenos cervos e emas.
O cachorro-do-mato-vinagre costuma abrigar-se em tocos de árvores, troncos caídos, tocas no chão plano ou barrancos. Já para demarcar seu território, faz algo de deixar muito acrobata de queixo caído: apoia-se nas patas dianteiras, ergue o tronco e as patas traseiras, para, então, urinar sobre uma pedra ou uma árvore. Esse animal age assim para lançar sua urina a partir de um ponto mais alto do que alcançaria se estivesse sobre as quatro patas.
Essa, porém, não é a única habilidade do cachorro-do-mato-vinagre, que, de vez em quando, revela-se um bom imitador. Ele é capaz de reproduzir o som que as suas presas emitem, atraindo-as para capturá-las.
Mas esse animal tão curioso está ameaçado de extinção. Tudo porque as queimadas e o desflorestamento têm destruído o lugar que serve de lar para essa espécie, bem como para as suas diferentes fontes de alimento. As autoridades ligadas ao meio ambiente precisam tomar providências com urgência, se quiserem preservar o cachorro-do-mato-vinagre e seu habitat.
Juliana Plácido Guimarães e Renata de Britto Mari. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “Um cachorro família, acrobata e imitador”, as autoras do texto caracterizam:
R:
Questão 2 – No período que introduz o texto, as autoras:
( ) expõem uma opinião sobre o cachorro-do-mato-vinagre.
( ) comparam o cachorro-do-mato-vinagre com outros bichos.
( ) fazem uma ressalva em relação ao cachorro-do-mato-vinagre.
Questão 3 – No segmento “[…] um animal ainda pouco observado e estudado na natureza por ser raro e difícil de avistar […]”, a parte sublinhada indica:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma consequência.
Questão 4 – As autoras citam um hábito do cachorro-do-mato-vinagre no trecho:
( ) “[…] suas orelhas são pequenas e arredondadas […]”
( ) “Quando adulto, o cachorro-do-mato-vinagre tem pelo marrom-avermelhado […]”
( ) “O cachorro-do-mato-vinagre costuma abrigar-se em tocos de árvores […]”
Questão 5 – Grife, no fragmento a seguir, os verbos que exprimem as ações do cachorro-do-mato-vinagre para demarcar seu território:
“[…] apoia-se nas patas dianteiras, ergue o tronco e as patas traseiras, para, então, urinar sobre uma pedra ou uma árvore.”
Questão 6 – Em “[…] atraindo-as para capturá-las.”, os vocábulos destacados retomam:
R:
Questão 7 – Identifique os fatores que, segundo as autoras do texto, ameaçam a vida do cachorro-do-mato-vinagre:
R:
Questão 8 – As autoras finalizam o texto com:
( ) um alerta.
( ) uma hipótese.
( ) uma controvérsia.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.