Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o trem-bala. De tão rápido, esse trem pode chegar ao seu destino antes de um avião. Que tal conhecer melhor esse meio de transporte? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Trem-bala – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Trem-bala – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Trem-bala – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Trem-bala
Você já ouviu falar no trem-bala? É um transporte de alta velocidade, que alcança mais de 300 quilômetros por hora. De tão rápido, esse trem pode chegar ao seu destino antes de um avião. O Brasil vai construir sua primeira linha de trens de alta velocidade, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. O governo quer tudo pronto para as Olimpíadas de 2016.
O primeiro trem de alta velocidade foi construído na Itália, antes da 2ª Guerra Mundial. O percurso era de Milão a Nápoles, passando por algumas das cidades mais importantes do país. Alcançou velocidade de mais de 200 quilômetros por hora. A guerra parou o desenvolvimento das linhas e destruiu muitos trens.
Entretanto, os trens de alta velocidade ganharam o apelido de trem-bala no Japão, por causa do formato do trem e de sua rapidez. A frente é alongada, lembrando uma bala (munição para armas de fogo). A primeira ferrovia para trens de alta velocidade desse país ficou pronta em 1964, em tempo para as Olimpíadas de Tóquio. Por estar em uma área onde moram muitas pessoas, o trem se mostrou economicamente viável desde sua criação.
Bruno Delecave.
Disponível em: < http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1055&sid=9>.
(Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“É um transporte de alta velocidade, que alcança mais de 300 quilômetros por hora.”
A que transporte o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “De tão rápido, esse trem pode chegar ao seu destino antes de um avião.”, a expressão grifada foi usada para:
( ) retomar.
( ) apresentar.
( ) complementar.
Questão 3 – Observe:
“A guerra parou o desenvolvimento das linhas e destruiu muitos trens.”
Nesse trecho, o vocábulo destacado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 4 – Segundo o autor do texto, “os trens de alta velocidade ganharam o apelido de trem-bala no Japão”. Identifique os fatores que motivaram esse apelido:
Questão 5 – De acordo com o texto, o primeiro trem de alta velocidade surgiu:
( ) no Brasil.
( ) na Itália.
( ) no Japão.
Questão 6 – No segmento “A frente é alongada, lembrando uma bala (munição para armas de fogo).”, o autor:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Releia:
“A primeira ferrovia para trens de alta velocidade desse país ficou pronta em 1964 […]”
Nessa frase, há uma expressão que indica uma circunstância de tempo. Localize-a:
Questão 8 – Na frase “Por estar em uma área onde moram muitas pessoas, o trem se mostrou economicamente viável desde sua criação.”, a parte sublinhada exprime:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.