Início Série5º ano Interpretação de texto: Trem-bala – 5º ano

Interpretação de texto: Trem-bala – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o trem-bala. De tão rápido, esse trem pode chegar ao seu destino antes de um avião. Que tal conhecer melhor esse meio de transporte? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Trem-bala

    Você já ouviu falar no trem-bala? É um transporte de alta velocidade, que alcança mais de 300 quilômetros por hora. De tão rápido, esse trem pode chegar ao seu destino antes de um avião. O Brasil vai construir sua primeira linha de trens de alta velocidade, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. O governo quer tudo pronto para as Olimpíadas de 2016.

    O primeiro trem de alta velocidade foi construído na Itália, antes da 2ª Guerra Mundial. O percurso era de Milão a Nápoles, passando por algumas das cidades mais importantes do país. Alcançou velocidade de mais de 200 quilômetros por hora.  A guerra parou o desenvolvimento das linhas e destruiu muitos trens.

    Entretanto, os trens de alta velocidade ganharam o apelido de trem-bala no Japão, por causa do formato do trem e de sua rapidez. A frente é alongada, lembrando uma bala (munição para armas de fogo). A primeira ferrovia para trens de alta velocidade desse país ficou pronta em 1964, em tempo para as Olimpíadas de Tóquio. Por estar em uma área onde moram muitas pessoas, o trem se mostrou economicamente viável desde sua criação.

Bruno Delecave.
Disponível em: < http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1055&sid=9>.
(Fragmento com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “É um transporte de alta velocidade, que alcança mais de 300 quilômetros por hora.”

 A que transporte o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “De tão rápido, esse trem pode chegar ao seu destino antes de um avião.”, a expressão grifada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) complementar.

 

Questão 3 – Observe:

 “A guerra parou o desenvolvimento das linhas e destruiu muitos trens.”

Nesse trecho, o vocábulo destacado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – Segundo o autor do texto, “os trens de alta velocidade ganharam o apelido de trem-bala no Japão”. Identifique os fatores que motivaram esse apelido:

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o primeiro trem de alta velocidade surgiu:

(     ) no Brasil.

(     ) na Itália.

(     ) no Japão.

 

Questão 6 – No segmento “A frente é alongada, lembrando uma bala (munição para armas de fogo).”, o autor:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Releia:

“A primeira ferrovia para trens de alta velocidade desse país ficou pronta em 1964 […]”

 Nessa frase, há uma expressão que indica uma circunstância de tempo. Localize-a:

 

Questão 8 – Na frase “Por estar em uma área onde moram muitas pessoas, o trem se mostrou economicamente viável desde sua criação.”, a parte sublinhada exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário