Interpretação de texto, Trabalho de detetive, no qual Albert Einstein explica, de forma didática, sobre o trabalho do cientista, associando-o ao trabalho desempenhado pelo detetive. A atividade, direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, compõe-se de variadas questões que exploram o conteúdo e os diferentes recursos linguísticos utilizados na construção do referido texto.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Trabalho de detetive
Um dos maiores físicos do século XX, Albert Einstein, comparou o trabalho de um cientista ao trabalho de um detetive.
“Em quase todo romance policial, chega um momento em que o investigador já coletou todos os fatos de que necessita para solucionar pelo menos uma das etapas de seu problema. Esses fatos parecem frequentemente estranhos e incoerentes, inteiramente sem relação entre si. Contudo, o grande detetive percebe não serem necessárias mais investigações no momento e que somente o raciocínio o levará a correlacionar os fatos coletados. Então, ele toca o seu violino ou descansa na sua poltrona, deliciando-se com seu cachimbo, quando, de repente, lhe ocorre a solução. E não somente tem a explicação para os indícios que dispunha, mas também sabe que outros acontecimentos devem ter ocorrido. Sabendo agora exatamente onde buscar o que deseja, poderá, se quiser, coletar mais dados para a confirmação de sua teoria.
O cientista, lendo o livro da natureza, se nos permitem repetir esse lugar-comum, deve obter a solução por si, porque ele não pode, como fazem os leitores impacientes de outras histórias, ir logo ao final do livro. Em nosso caso, o leitor é também o investigador, procurando explicar, pelo menos em parte, as relações entre os acontecimentos em sua forma mais completa. Para obter uma solução, mesmo parcial, o cientista tem de coletar os fatos desordenados disponíveis e, por meio do seu pensamento criador, torná-los coerentes e inteligíveis.”
Einstein, Albert & I. Infeld: The evolution of Phsysics. Nova York: Simon and Schuster, 1952. p.4.
Questões
Questão 1 – Identifique a finalidade do texto:
Questão 2 – Segundo o texto, a parte criadora de um trabalho científico começa quando o investigador:
a) identifica o problema.
b) coleta os fatos para a solução de parte do problema.
c) busca mais dados para a validação de sua teoria.
d) torna coerentes os fatos desconexos.
Questão 3 – Grife o pronome pessoal que retoma “o grande detetive” no trecho abaixo:
“Contudo, o grande detetive percebe não serem necessárias mais investigações no momento e que somente o raciocínio o levará a correlacionar os fatos coletados.”
Questão 4 – “Um dos maiores físicos do século XX, Albert Einstein, comparou o trabalho de um cientista ao trabalho de um detetive.”, a parte sublinhada funciona sintaticamente como:
Questão 5 – Assinale o segmento incorreto quanto à regência verbal:
a) “[…] todos os fatos de que necessita para solucionar […]”
b) “[…] no momento e que somente o raciocínio o levará a correlacionar os fatos coletados.”
c) “E não somente tem a explicação para os indícios que dispunha […]”
d) “Sabendo agora exatamente onde buscar o que deseja […]”
Questão 6 – O item em que o elemento grifado tem a sua ideia corretamente identificada é:
a) “Contudo, o grande detetive percebe não serem necessárias […]” (conclusão)
b) “[…] quando, de repente, lhe ocorre a solução.” (tempo)
c) “[…] mas também sabe que outros acontecimentos devem ter ocorrido.” (oposição)
d) “[…] deve obter a solução por si, porque ele não pode […]” (negação)
Questão 7 – “[…] o cientista tem de coletar os fatos desordenados […]”, a parte destacada indica:
a) uma obrigação
b) uma sugestão
c) um desejo
d) uma hipótese
Questão 8 – Em todos os adjetivos, os prefixos indicam a ideia de negação, exceto em:
a) incoerentes
b) impacientes
c) desordenados
d) inteligíveis
Questão 9 – Em “[…] torná-los coerentes e inteligíveis.”, o pronome junto à forma verbal substitui, considerando-se o contexto:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
12 comentários
Olá eu não consigo ver o gabarito.
Olá, Lene!
O gabarito está no último link acima do cabeçalho!
Volte sempre ao “Portal Acessaber”!
Atenciosamente,
Denyse.
o gabarito está indisponivel! ;-;
Boa Tarde!!!
Amei!!
Parabéns!!
Ajuda muito!!
Oie vcs podem me ajudar na questão 1 2 e 3
Oi, Anny Karolliny!
Quais são as suas dúvidas em relação às questões citadas?
Volte sempre ao “Acessaber”!
Bons estudos!
Denyse
Muito bom
Olá, Ana Lúcia!
Ficamos felizes com o fato de você ter gostado da atividade de interpretação!
Muito bom é ter a sua presença aqui!
Volte sempre!
Denyse
Oi, Denyse! Na questão 3, levando em consideração que “retoma-se o referente “o investigador”, por meio de um pronome pessoal”, a alternativa correta não seria a letra C (Então, ELE toca o seu violino ou descansa na sua poltrona)? Fiquei com essa dúvida. Esclareça-me, por favor. Parabéns pelo belo trabalho!
Oi, Sebastião!
Há mais de um pronome pessoal que faz a retomada, entre os quais, “ele”, conforme você observou. Por isso, reelaborei a questão.
Muito obrigada pela observação, pela presença e pelo motivador comentário!
Volte sempre!
Denyse
As atividades são objetivas e bem estruturadas, os textos são ótimos.
Olá, Francesca!
Suas palavras tão cuidadosas engrandecem as atividades, motivando-nos demais! Muito obrigada por registrá-las!
Volte sempre!
Denyse