Início Série6º ano Interpretação de texto: Tom Sawyer – 6º ano

Interpretação de texto: Tom Sawyer – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro “Tom Sawyer”. Essa história, recontada por Ruth Rocha, joga o leitor para dentro do turbilhão de peripécias vividas por Tom Sawyer, um menino (mais ou menos) de família, e Huckleberry Finn. Vamos saber mais a respeito dessa história de aventura e amizade? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                             DATA:

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Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Ruth Rocha conta Tom Sawyer

    Uma das mais divertidas e emocionantes histórias de amizade de todos os tempos, “As aventuras de Tom Sawyer” — escrita pelo norte-americano Mark Twain em 1876 e agora recontada pela Ruth Rocha — desde as primeiras linhas joga o leitor para dentro do turbilhão de peripécias vividas por Tom Sawyer, um menino (mais ou menos) de família, e Huckleberry Finn, filho do bêbado da cidade e adorado por todos os moleques, já que dorme na rua, não toma banho e fala palavrão, ou seja, faz “tudo o que faz a vida valer a pena”.

    Juntos, os dois dão um trabalho danado: uma hora, vão acampar numa ilha no meio do rio Mississippi (sem avisar nenhum adulto); em outra, entram numa caverna e ficam dias desaparecidos (tudo bem que dessa vez Huck não estava com Tom, e sim uma menina de cabelos dourados por quem o menino estava perdendo a cabeça); de repente estão no cemitério fazendo não sei o que com um gato morto quando de repente… testemunham um assassinato! Sem falar no tesouro que eles tentam (e será que conseguem?) encontrar…

    Quem lê Tom Sawyer descobre de perto o que era a infância nos Estados Unidos do fim do século XIX, e vê que ela é muito parecida com a infância de todos nós, em qualquer época e lugar. Este é um livro de meninos (e meninas), contada por gente que adora criança.

Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Uma das mais divertidas e emocionantes histórias de amizade de todos os tempos, ‘As aventuras de Tom Sawyer’ […]”, o autor do texto:

(     ) cita um trecho do livro “As aventuras de Tom Sawyer”.

(     ) expõe uma opinião sobre o livro “As aventuras de Tom Sawyer”.

(     ) levanta uma hipótese sobre o livro “As aventuras de Tom Sawyer”.

 

Questão 2 – No segmento “[…] desde as primeiras linhas joga o leitor para dentro do turbilhão de peripécias vividas por Tom Sawyer […]”, o termo destacado significa:

(     ) aventuras.

(     ) maluquices.

(     ) inquietações.

 

Questão 3 – Releia este fragmento do texto:

“[…] Huckleberry Finn, filho do bêbado da cidade e adorado por todos os moleques, já que dorme na rua, não toma banho e fala palavrão […]”

Nesse fragmento, a expressão sublinhada introduz:

(     ) o motivo de Huckleberry Finn ser “adorado por todos os moleques”.

(     ) a finalidade de Huckleberry Finn ser “adorado por todos os moleques”.

(     ) a consequência de Huckleberry Finn ser “adorado por todos os moleques”.

 

Questão 4 – Em “Juntos, os dois dão um trabalho danado […]”, a quem o texto se refere?

R:

 

Questão 5 – Grife o vocábulo que indica a soma de fatos a seguir:

“[…] entram numa caverna e ficam dias desaparecidos […]”

 

Questão 6 – Há um exemplo de linguagem figurada no trecho:

(     ) “[…] uma hora, vão acampar numa ilha no meio do rio […]”

(     ) “[…] uma menina de cabelos dourados por quem o menino estava perdendo a cabeça) […]”

(     ) “Sem falar no tesouro que eles tentam (e será que conseguem?) encontrar…”

 

Questão 7 – Em “[…] de repente estão no cemitério fazendo não sei o que com um gato morto quando de repente… testemunham um assassinato!”, as reticências assinalam:

(     ) um clima de suspense.

(     ) uma citação incompleta.

(     ) a continuidade de elementos.

 

Questão 8 – Na parte “Este é um livro de meninos (e meninas) […]”, o autor do texto:

(     ) faz um convite aos meninos e meninas.

(     ) dá uma ordem aos meninos e meninas.

(     ) exprime um desejo aos meninos e meninas.

 

Questão 9 – Pode-se concluir que o texto lido é:

(     ) um conto escrito por Ruth Rocha.

(     ) uma notícia sobre a escritora Ruth Rocha.

(     ) uma resenha de um livro escrito Ruth Rocha.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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