Início Atividades Interpretação de texto: Todos os tipos de famílias – 8º ano

Interpretação de texto: Todos os tipos de famílias – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, indicada aos estudantes do 8º ano do ensino fundamental, que trata do livro Família de todo jeito. A obra é fruto da observação, feita pela autora Ana Claudia Bastos, do cotidiano de diferentes famílias que vivem no mesmo prédio em que ela vive. A atividade sobre o referido texto compõe-se de variadas questões que exigem o acionamento de importantes habilidades de leitura.

    Baixe esta atividade de português em modelo editável em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Todos os tipos de famílias

    Escritora decidiu bisbilhotar as famílias vizinhas pelas janelas e descobriu suas semelhanças e diferenças Grandes, pequenas, unidas e até as que brigam bastante… Famílias são assim. Elas têm algo em comum – o amor! – mas também têm muitas diferenças entre si. Veja, por exemplo, as famílias que são apresentadas neste livro. Todas são únicas: não dá para comparar com a de ninguém.

    A autora do livro, Ana Claudia Bastos, mora em um prédio. Lá do alto, aprecia o dia-a-dia das famílias vizinhas, fuxicando pelas janelas. E decidiu reunir tudo em uma obra gostosa de ler. Sabe o que ela descobriu bisbilhotando a família dos outros? Leia:

livro

Família de todo jeito
   Texto de Ana Claudia Bastos
   Ilustrações de Rita Carelli
Zit Editora

Disponível em: http://chc.org.br/todos-os-tipos-de-familias/. Acesso em: 29 de maio de 2016.

 

Questões

Questão 1 – O objetivo do texto é:

a) divulgar

b) informar

c) criticar

d) instruir

 

Questão 2 – Encontra-se o registro de opinião sobre o livro em:

a) “Escritora decidiu bisbilhotar as famílias vizinhas pelas janelas […]”.

b) “Grandes, pequenas, unidas e até as que brigam bastante […]”.

c) “Lá do alto, aprecia o dia-a-dia das famílias vizinhas, fuxicando pelas janelas.”.

d) “E decidiu reunir tudo em uma obra gostosa de ler.”.

 

Questão 3 – “Sabe o que ela descobriu bisbilhotando a família dos outros? Leia:”. Essa passagem funciona como:

a) uma ordem

b) um convite

c) um desejo

d) uma advertência

 

Questão 4 – “Sabe o que ela descobriu bisbilhotando a família dos outros?”. Assinale o termo que substitui o verbo destacado no contexto acima:

a) abelhudando

b) apaziguando

c) ignorando

d) notificando

 

Questão 5 – “[…] têm algo em comum – o amor! – mas também têm muitas diferenças entre si.”.

a) Identifique o referente dos verbos grifados no contexto acima:

 

b) Justifique o acento nos referidos verbos:

 

 

Questão 6 –Lá do alto, aprecia o dia-a-dia das famílias vizinhas […]”. A expressão adverbial destacada refere-se:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Maiara Cardoso 27 de junho - 10:07

Adorei!

Responder
ROSANGELA DE SOUZA MARTINS 11 de abril - 19:02

ADOREI SUAS AVALIAÇÕES.

Responder

Deixe um Comentário