Início Série5º ano Interpretação de texto: Tigres – 5º ano

Interpretação de texto: Tigres – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre tigres. Como surgiram as subespécies de tigre? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como surgiram as subespécies de tigre?

    Siberiano, da Indochina, de Bengala… você pode até ter um tipo de tigre preferido, mas sabe por que são diferentes? Os cientistas descobriram, por meio de fósseis, que os ancestrais dos antigos tigres estavam espalhados por toda a Ásia há cerca de um milhão e quinhentos mil anos. Eles tinham todos as mesmas características. No final da última Era Glacial, quando o clima da Terra mudou, há cerca de 10 ou 12 mil anos, eles quase se extinguiram. Quando falamos na escala da idade do planeta, isso quer dizer que faz bem pouco tempo que os tigres ganharam características variadas. Os humanos já existiam e começavam a pintar em cavernas…

    Foi assim: uma pequena população de sobreviventes se concentrou provavelmente onde hoje é a China. Dessa região, os gatões voltaram a se espalhar, migrando pelos vales dos rios atrás de suas presas, geralmente porcos selvagens e veados. Acontece que nessas viagens, os tigres do continente sofreram sutis mudanças, ao longo de muitos e muitos anos, em relação ao tamanho, pelagem ou tipo de listras.

    Essas adaptações tornavam suas vidas mais fáceis em ambientes tão diferentes como planícies geladas (onde é importante ter pelos bem grossos, por exemplo) ou florestas tropicais (onde ser menor e mais ágil vale mais a pena). Devido às grandes distâncias do imenso continente por onde os tigres se espalharam, os grupos se isolaram uns dos outros e as diferenças se mantiveram ou aumentaram ao longo do tempo.

Elisa Batalha.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/como-surgiram-as-subespecies-de-tigre/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) debater um assunto. 

 

Questão 2 – No trecho “Eles tinham todos as mesmas características.”, a autora refere-se:

(     ) aos veados.

(     ) aos porcos selvagens.

(     ) aos ancestrais dos antigos tigres.   

 

Questão 3 – Segundo o texto, “há cerca de 10 ou 12 mil anos, os ancestrais dos antigos tigres   quase se extinguiram”. Por quê?

 

 

Questão 4 – Na passagem “Os humanos já existiam e começavam a pintar em cavernas…”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 5 – Em “[…] uma pequena população de sobreviventes se concentrou provavelmente onde hoje é a China.”, o termo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Releia:

 

“[…] os tigres do continente sofreram sutis mudanças, ao longo de muitos e muitos anos […]”

 

A que tipos de mudanças o texto se refere?

 

Questão 7 – Identifique no texto o exemplo de adaptação física dos tigres em planícies geladas:

(     ) mais agilidade.

(     ) tamanho menor.

(     ) pelos muito grossos.

 

Questão 8 – Observe:

 

Devido às grandes distâncias do imenso continente por onde os tigres se espalharam, os grupos se isolaram uns dos outros e as diferenças se mantiveram ou aumentaram ao longo do tempo.”

 

O fato destacado é:

(     ) a causa de outros.

(     ) a finalidade de outros.

(     ) a consequência de outros.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário