Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o tiê-sangue. Que tal conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Tiê-sangue – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tiê-sangue – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Tiê-sangue – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Tiê-sangue
Com cerca de 19 centímetros, o tiê-sangue é reconhecido pela beleza da plumagem vermelha, característica única dos machos, adquirida após o segundo ano de vida.
Por apresentar dimorfismo sexual, quando indivíduos do sexo masculino e feminino apresentam características físicas diferentes, as fêmeas da espécie são menos vistosas, com plumagem de cor parda e marrom-avermelhada, aspecto parecido com o do macho imaturo.
O tom vermelho-vivo dos representantes serviu de inspiração para o “batismo” da ave, que é conhecida também por sangue-de-boi e tiê-fogo.
Mesmo que belíssimo, o tiê não entraria para o “coral” da floresta, já que a vocalização de advertência é dura e o canto é um gorjear melodioso.
Endêmico do Brasil, ocorre da Paraíba a Santa Catarina, onde habita capoeiras baixas, bordas de florestas, restingas, plantações e até parques e praças da cidade.
Acostumado a viver aos pares, frequenta comedouros e, poucas vezes, se reúne em pequenos grupos.
No período reprodutivo, que ocorre no verão, o tiê-sangue constrói o ninho em forma de cesto onde põe dois ou três ovos. Depois de incubado por 13 dias, os filhotes nascem e, diferentemente do hábito de algumas espécies, são alimentados por diversos indivíduos, inclusive pelos machos.
“Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.(Com cortes e adaptação).
QUESTÕES
Questão 1 – Releia:
“Com cerca de 19 centímetros, o tiê-sangue é reconhecido pela beleza da plumagem vermelha, característica única dos machos, adquirida após o segundo ano de vida.”
O trecho destacado é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 2 – Em “Por apresentar dimorfismo sexual, quando indivíduos do sexo masculino e feminino apresentam características físicas diferentes, […]”, a informação entre vírgulas:
( ) explica a informação anterior.
( ) corrige a informação anterior.
( ) complementa a informação anterior.
Questão 3 – No segmento “[…] o tiê não entraria para o “coral” da floresta, já que a vocalização de advertência é dura e o canto é um gorjear melodioso.”, a expressão grifada introduz:
( ) causas.
( ) finalidades.
( ) consequências.
Questão 4 – Segundo o texto, o tiê-sangue é “endêmico do Brasil”. Isso quer dizer que ele:
( ) é comum no Brasil.
( ) só ocorre no Brasil.
( ) é pouco conhecido no Brasil.
Questão 5 – Observe:
“Acostumado a viver aos pares, frequenta comedouros e, poucas vezes, se reúne em pequenos grupos.”
O vocábulo “e” assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 6 – Em “No período reprodutivo, que ocorre no verão, o tiê-sangue constrói o ninho em forma de cesto […]”, a parte sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Identifique o fragmento em que o termo destacado exprime uma opinião:
( ) “[…] aspecto parecido com o do macho imaturo […]”
( ) “Mesmo que belíssimo […]”
( ) “[…] onde habita capoeiras baixas […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.