Interpretação de texto: Terry e o gatinho feroz – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cãozinho Terry e o gatinho feroz. Segundo a história, Terry se achava o valentão… Gostava de provocar medo nos gatos do bairro. Certo dia, ele vai ao encontro de um gatinho, que tinha fama de muito feroz! O que será que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir? Então, leia a história com atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Terry e o gatinho feroz

    Terry era um cãozinho muito brincalhão e travesso. Passava o tempo todo assustando os outros animais que conviviam com ele. Gostava principalmente de meter medo nos gatos do bairro. Estava acostumado a que todos os bichos fugissem ao vê-lo aparecer.

    — São todos uns covardes! — dizia Terry com desprezo. — Mal solto uns latidos, passam correndo. Parece mentira!

    Na verdade, ele até gostaria de encontrar alguém que o enfrentasse, pelo menos uma vez na vida, mas não havia jeito. Falaram até de um gato feroz e malandro que vivia na esquina de sua rua. Muito incrédulo, Terry foi comprovar a valentia desse bicho. Ainda nem estava bem na frente dele e já Terry se descompunha em violentos latidos e ferozes gestos. Longe de se assustar, o gato afagava a ponta de seus bigodes.

    — Gatinho vaidoso! É melhor que fuja quando eu ladro. Senão pode ter um desgosto. — ameaçou Terry, irado.

    Sem dizer uma palavra e muito furioso, o “gatinho” atirou-se contra Terry e arranhou-o profundamente em uma das patas, enquanto dizia:

    — Você é que vai ter um desgosto, fanfarrão! Tome, e veja se gosta!

    Terry ficou morto de medo. O arranhão estava coberto de sangue e doía-lhe muito. Desde aquele dia, Terry deixou de perseguir os gatos.  Ao contrário, quando via um, desatava a correr com todas as suas forças.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-05-27/terry-e-o-gatinho-mau.htm>.
(Com corte e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – O trecho “Terry era um cãozinho muito brincalhão e travesso.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 2 – Identifique o segmento em que o narrador revela o costume de Terry:

(     ) “Passava o tempo todo assustando os outros animais que conviviam com ele.”

(     ) “Na verdade, ele até gostaria de encontrar alguém que o enfrentasse […]”

(     ) “Muito incrédulo, Terry foi comprovar a valentia desse bicho.”

 

Questão 3 – Em “— São todos uns covardes!”, o travessão marca:

(     ) o começo da fala de Terry.

(     ) uma pausa na fala de Terry.

(     ) a continuidade da fala de Terry.

 

Questão 4 – Na parte “[…] Terry se descompunha em violentos latidos e ferozes gestos […]”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) adição.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 5 – Releia:

 “Sem dizer uma palavra e muito furioso, o ‘gatinho’ atirou-se contra Terry e arranhou-o profundamente em uma das patas […]”

 Esse fragmento é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 6 – Em “— Você é que vai ter um desgosto, fanfarrão! Tome, e veja se gosta!?”, o gato dirigiu-se ao Terry, chamando-o de “fanfarrão”. O que ele quis dizer com isso?

 

Questão 7 – Na passagem “Desde aquele dia, Terry deixou de perseguir os gatos.”, a expressão grifada foi usada para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – O texto lido tem o objetivo de:

(     ) fazer rir.

(     ) divulgar algo.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: