Interpretação de texto: Tempo Maluco – 4º ou 5º ano

    Interpretação de texto dirigida a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta interpretação é “Tempo Maluco”.

    Esta atividade está disponível para download em modelo do Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade respondida.  

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                               TURMA:

NOME:     

Tempo maluco

    O Dia perguntou para o Ano: – Em que ano nós estamos? O Ano perguntou para o Dia: – Que dia é hoje?”. O Mês perguntou para a Hora: – Que horas são?”. A Hora consultou o cuco, que respondeu: – Cuco-cuco-cuco!, pare de me pressionar senão eu vou acabar maluco. Aí a Hora reclamou com o Dia, que reclamou com o Ano, que reclamou com o Século. Este, mais velho e mais sábio, não reclamou; acordou de seu sono secular e disse: – Parem de atormentar o pobre cuco! Não veem que ele está para ficar maluco?. Foi aí que o Momento teve uma ideia instantânea e deu um relógio digital japonês para o cuco, que imediatamente aposentou seus ponteiros. A partir daí, todos passaram a achar que o cuco estava quebrado, e mesmo quando ele, com o novo relógio no pulso tentava dar a hora certa, ninguém ligava. Aquele cuco, sem ponteiros, e de relógio digital japonês no pulso, só podia estar mesmo maluco! – Cuco-cuco-cuco! Não estou maluco! – protestou o cuco indignado. Mas não houve jeito. O Tempo, que com o progresso já não entendia mais a linguagem dos cucos, explicou que os loucos são assim mesmo, nunca acham que estão doidos. CUCO! CUCO! `

FRATE, Diléa. Histórias para acordar. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas. 1996

 

Questões

1)    Qual é o título do texto?
R.:  

 

2)    Quem é o autor?
R.:  

 

3)    Quantos parágrafos há no texto?
R.:

 

4)    Qual é a função deste texto?
R.:

 

5)    Quais são os personagens da história?
R.:

 

6)    Por que o cuco estava ficando maluco?
R.:

 

7)    Qual foi a ideia do momento?
R.:

 

8)    Por que todos começaram a achar que o cuco estava quebrado?
R.:

 

9)    Pare pense e responda:
A)   Quantos minutos tem uma hora?
R.:

B)   Quantas horas tem um dia?
R.:

C)   Quantos dias, em média, tem um mês?
R.:

D)    Quantos meses tem em um ano?
R.:

E)   Quantos anos tem em uma década?
R.:

F)   Quantas décadas tem em um século?
R.:  

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: