Início Série6º ano Interpretação de texto: Teias de aranha – 6º ano

Interpretação de texto: Teias de aranha – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre as teias de aranha. No mundo, existem mais de 45 mil espécies de aranha! E todas elas são capazes de produzir uma teia. Muito interessante, não é mesmo? Que tal descobrir mais curiosidades a respeito desse assunto, hein? Para isso, leia com atenção o texto “O que são e para que servem teias de aranhas?”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

O que são e para que servem teias de aranhas?

    No mundo, existem mais de 45 mil espécies de aranha! E todas elas são capazes de produzir uma teia. A teia de aranha é, na verdade, uma armação de fios bem finos de seda.

    Bem finos mesmo! A espessura da seda produzida pela aranha é mais ou menos 10 vezes menor que a de um fio de cabelo. E são muito elásticos. Dá para esticar bem um fio desses sem que eles se rompam – 40% a mais que o comprimento normal!

    Os fios da teia são produzidos no abdome da aranha, em uma glândula chamada “sericígena”. Uma substância líquida sai do corpo do animal por pequenos tubinhos, pelas fiandeiras. Essa sustância se transforma em um fio de seda quando entra em contato com o ar. As fiandeiras controlam a quantidade e a espessura de seda que é produzida.

    Esses fios formam diferentes desenhos, com diversas funções. Tudo depende da espécie de aranha e do porquê ela constrói a teia. Geralmente é a aranha fêmea que produz a seda e faz a teia.

    É muito fácil encontrarmos as chamadas aranhas araneomorfas. São as mais comuns, presentes até dentro e ao redor das nossas casas. Mas também vivem em florestas, campos e todos os ambientes terrestres. Elas constroem as teias clássicas. Essas espécies podem produzir sete diferentes tipos de sedas!

    As migalomorfas são conhecidas como as aranhas caranguejeiras. Elas vivem principalmente escondidas embaixo de rochas e troncos caídos, e cavam tocas. Não constroem teias para alimentação (só para reprodução) e normalmente se alimentam de insetos não voadores, como formigas, besouros, grilos e baratas. Existem também as mesothelae. A maior parte das espécies desse grupo de aranhas já foi extinta.

    A teia de captura serve para prender pequenos insetos que depois serão devorados. Parte dela é coberta por uma substância viscosa, que gruda nas vítimas. A teia de cópula serve como ninho para a reprodução das aranhas, na forma de um copinho. E a teia de refúgio é uma casa para a aranha. Ela é formada por um grande emaranhado de fios, e parece um pequeno tubo.

Luiza Lages. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/infantil/2019/09/11/o-que-sao-e-para-que-servem-teias-de-aranhas/>. Acesso em: 17 de junho de 2020.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho em que a autora define “teia de aranha”:

 

 

Questão 2 – Na oração “E são muito elásticos.”, o termo grifado foi usado para:

(     ) explicar um aspecto dos fios da teia de aranha.

(     ) intensificar um aspecto dos fios da teia de aranha.

(     ) complementar um aspecto dos fios da teia de aranha.

 

Questão 3 – Na parte “Geralmente é a aranha fêmea que produz a seda e faz a teia.”, o vocábulo destacado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Leia as seguintes afirmações:

I. Quase todas as espécies de aranha produzem teias.

II. A maior parte das espécies de aranha já não existe mais.

III. As aranhas, popularmente conhecidas como “caranguejeiras”, são as mais comuns.

IV. Os formatos das teias de aranha variam, de acordo com a finalidade a que elas se propõem.

Segundo as informações presentes no texto, está correto o que se afirma em:

(     ) IV.

(     ) II e IV.

(     ) I, III e IV.

 

Questão 5 – No segmento “[…] normalmente se alimentam de insetos não voadores, como formigas, besouros, grilos e baratas.”, a autora do texto cita um hábito:

(     ) das araneomorfas.

(     ) das migalomorfas.

(     ) das mesothelae.

 

Questão 6 – Na passagem “Ela é formada por um grande emaranhado de fios, e parece um pequeno tubo.”, a autora do texto descreve:

(     ) a teia de captura.

(     ) a teia de cópula.

(     ) a teia de refúgio.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário