Interpretação de texto: Tamanduá-mirim – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o tamanduá-mirim. Já ouviu falar dessa espécie? Não? Que tal conhecê-la? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Você conhece o tamanduá-mirim?

Espécie também é conhecida como tamanduá-de-colete; encontrado em todo o Brasil, mamífero se alimenta de insetos e mel.

    O Brasil é casa para três espécies de tamanduás, tamanduaí, tamanduá-bandeira e tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla). Esse último, apesar de ser considerado de médio porte, chama atenção pelas dimensões do corpo: a cauda mede de 40 a 68 centímetros e a língua pode chegar a 40 centímetros de comprimento.

    Com até sete quilos e tamanho que varia de 44 a 77 centímetros, o mamífero apresenta pelagem amarelada com duas listras pretas que parecem formar um “colete”. As patas da frente contam com garras afiadas em forma de gancho.

    A língua comprida não é um “charme”, mas uma ferramenta importante para capturar formigas, cupins e abelhas, além de mel, itens da dieta do animal. Como não possui dentes, o tamanduá-mirim engole as presas, que são trituradas e digeridas no estômago.

    No período reprodutivo, as fêmeas geram apenas um filhote por vez. A gestação dura de 130 a 150 dias e, depois de nascer, o pequeno fica agarrado nas costas da mãe.

    O tamanduá-mirim ocorre em todo o Brasil, podendo ser encontrado em áreas de mata, floresta tropical e ambientes de savana. Apesar de não correr risco de extinção, é ameaçado pela perda de habitat, atropelamentos, caça e predação por espécies exóticas.

    Quando se sente ameaçado, fica em posição ereta, apoiado sobre as penas e a cauda, deixando as garras das patas livres para golpear.

“Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “[…] encontrado em todo o Brasil, mamífero se alimenta de insetos e mel.”

Nessa passagem, o texto refere-se ao:

(     ) tamanduaí.

(     ) tamanduá-mirim.

(     ) tamanduá-bandeira.

 

Questão 2 – Na parte “[…] a cauda mede de 40 a 68 centímetros e a língua pode chegar a 40 centímetros de comprimento.”, o vocábulo grifado exprime:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 3 – O segmento “[…] o mamífero apresenta pelagem amarelada com duas listras pretas que parecem formar um ‘colete’.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Identifique a parte do corpo que, segundo o texto, o tamanduá-mirim usa “para capturar formigas, cupins e abelhas, além de mel”:

(     ) a cauda.

(     ) a língua.

(     ) as patas da frente.

 

Questão 5 – Observe:

Como não possui dentes, o tamanduá-mirim engole as presas, que são trituradas e digeridas no estômago.”

O trecho destacado expressa:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 6 – Em “O tamanduá-mirim ocorre em todo o Brasil […]”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – De acordo com o texto, o tamanduá-mirim não corre risco de extinção. Porém, há fatores que ameaçam a vida dele. Localize esses fatores:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: