Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o tamanduá-mirim. Já ouviu falar dessa espécie? Não? Que tal conhecê-la? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Tamanduá-mirim – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tamanduá-mirim – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Tamanduá-mirim – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Você conhece o tamanduá-mirim?
Espécie também é conhecida como tamanduá-de-colete; encontrado em todo o Brasil, mamífero se alimenta de insetos e mel.
O Brasil é casa para três espécies de tamanduás, tamanduaí, tamanduá-bandeira e tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla). Esse último, apesar de ser considerado de médio porte, chama atenção pelas dimensões do corpo: a cauda mede de 40 a 68 centímetros e a língua pode chegar a 40 centímetros de comprimento.
Com até sete quilos e tamanho que varia de 44 a 77 centímetros, o mamífero apresenta pelagem amarelada com duas listras pretas que parecem formar um “colete”. As patas da frente contam com garras afiadas em forma de gancho.
A língua comprida não é um “charme”, mas uma ferramenta importante para capturar formigas, cupins e abelhas, além de mel, itens da dieta do animal. Como não possui dentes, o tamanduá-mirim engole as presas, que são trituradas e digeridas no estômago.
No período reprodutivo, as fêmeas geram apenas um filhote por vez. A gestação dura de 130 a 150 dias e, depois de nascer, o pequeno fica agarrado nas costas da mãe.
O tamanduá-mirim ocorre em todo o Brasil, podendo ser encontrado em áreas de mata, floresta tropical e ambientes de savana. Apesar de não correr risco de extinção, é ameaçado pela perda de habitat, atropelamentos, caça e predação por espécies exóticas.
Quando se sente ameaçado, fica em posição ereta, apoiado sobre as penas e a cauda, deixando as garras das patas livres para golpear.
“Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] encontrado em todo o Brasil, mamífero se alimenta de insetos e mel.”
Nessa passagem, o texto refere-se ao:
( ) tamanduaí.
( ) tamanduá-mirim.
( ) tamanduá-bandeira.
Questão 2 – Na parte “[…] a cauda mede de 40 a 68 centímetros e a língua pode chegar a 40 centímetros de comprimento.”, o vocábulo grifado exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 3 – O segmento “[…] o mamífero apresenta pelagem amarelada com duas listras pretas que parecem formar um ‘colete’.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Identifique a parte do corpo que, segundo o texto, o tamanduá-mirim usa “para capturar formigas, cupins e abelhas, além de mel”:
( ) a cauda.
( ) a língua.
( ) as patas da frente.
Questão 5 – Observe:
“Como não possui dentes, o tamanduá-mirim engole as presas, que são trituradas e digeridas no estômago.”
O trecho destacado expressa:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma comparação.
Questão 6 – Em “O tamanduá-mirim ocorre em todo o Brasil […]”, a expressão sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – De acordo com o texto, o tamanduá-mirim não corre risco de extinção. Porém, há fatores que ameaçam a vida dele. Localize esses fatores:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.