Início Atividades Interpretação de texto: Imigração – 9º ano

Interpretação de texto: Imigração – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do 9º ano, permite o desenvolvimento de variadas habilidades de leitura. O texto em questão trata da imigração japonesa no Brasil. 

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                                 DATA:

PROF:                                                                      TURMA:

NOME:

Leia:

Imigração

    Yoshiko era apenas uma criança quando saiu do Japão, sua terra-natal. Depois de 52 dias de viagem no navio Kasato Maru, finalmente ela desembarcou no Brasil com seus pais e um irmão em 18 de junho de 1908. No mesmo navio, havia outras 164 famílias japonesas, todas em busca de trabalho e melhores condições de vida.

    Por aqui, Yoshiko encontrou muitas coisas diferentes. Estranhou a comida, a língua, as roupas, o clima… Mas o jeito era encarar o trabalho nas lavouras de café e ajuntar dinheiro logo para regressar ao Japão. Assim, Yoshiko e sua família se instalaram no interior de São Paulo. A vida não era fácil e o salário também não era dos melhores. Mesmo assim, a cada ano, mais e mais japoneses cruzavam o oceano em direção ao Brasil.

    O tempo passou. Quando Yoshiko e sua família finalmente conseguiram juntar um bom dinheiro, a Segunda Guerra Mundial estourou. Aí, tudo ficou mais difícil. O jeito foi continuar no Brasil por mais uns anos.

    Só que, com o fim da Guerra, em 1945, já não fazia mais sentido voltar para o Japão. Yoshiko conheceu um outro imigrante japonês e se casou, formando uma família no Brasil.

    Nos anos 60, os filhos de Yoshiko decidiram se mudar para a cidade grande para estudar. Como outros filhos de imigrantes também tomaram essa decisão, cidades como São Paulo ficaram lotadas de japoneses, principalmente no bairro da Liberdade.

Revista “Nosso Amiguinho”. Pesquisa. Texto: Fernando Torres. Junho de 2008. p.17.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o segmento do texto que contém a justificativa para a vinda dos japoneses para o Brasil:

a) “Yoshiko era apenas uma criança quando saiu do Japão, sua terra-natal.”

b) “[…] busca de trabalho e melhores condições de vida.”

c) “Por aqui, Yoshiko encontrou muitas coisas diferentes.”

d) “[…] a Segunda Guerra Mundial estourou.”

 

Questão 2 – Segundo o texto, quais foram as primeiras impressões de Yoshiko em relação ao Brasil?

 

 

Questão 3 – Localize a passagem do texto que caracteriza o trabalho desenvolvido pelos imigrantes japoneses nas lavouras de café:

 

 

Questão 4 – De acordo com o texto, Yoshiko decidiu permanecer no Brasil, mesmo com o fim da Guerra, em 1945. Por quê?

 

  

Questão 5 – O período “Assim, Yoshiko e sua família se instalaram no interior de São Paulo.” pode ser reescrito da seguinte forma:

a) “Portanto, Yoshiko e sua família se instalaram no interior de São Paulo.”

b) “Com efeito, Yoshiko e sua família se instalaram no interior de São Paulo.”

c) “Desse modo, Yoshiko e sua família se instalaram no interior de São Paulo.”

d) “Porém, Yoshiko e sua família se instalaram no interior de São Paulo.”

 

Questão 6 – Assinale o fragmento do texto em que o emprego do termo “mais” exprime a ideia de intensidade:

a) “Mesmo assim, a cada ano, mais e mais japoneses cruzavam o oceano em direção ao Brasil.”

b) “Aí, tudo ficou mais difícil.”

c) “O jeito foi continuar no Brasil por mais uns anos.”

d) “Só que, com o fim da Guerra, em 1945, já não fazia mais sentido voltar para o Japão.”

 

Questão 7 – Em “Mesmo assim, a cada ano, mais e mais japoneses cruzavam o oceano em direção ao Brasil.”, o verbo sublinhado indica um fato:

a) que ocorrerá com certeza.

b) totalmente concluído.

c) que está acontecendo.

d) inacabado no momento da fala.

 

Questão 8 – Na parte “[…] e ajuntar dinheiro logo para regressar ao Japão.”, a preposição “para” mais o verbo no infinitivo “regressar” estabelecem uma relação de:

a) finalidade

b) conclusão

c) comparação

d) causa

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

1 comentário

Alex Oliveira 2 de outubro - 22:06

Boa noite, gostaria de obter o gabarito desta atividade.

Responder

Deixe um Comentário