Interpretação de texto: Sistema Braille – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o Braille. Trata-se de um sistema tátil de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo. Com ele, é possível representar letras, algarismos e sinais de pontuação. Você sabe quem criou esse sistema? E quando ele foi introduzido em nosso país? Essas e outras curiosidades, você vai descobrir lendo o texto 8 de abril é o Dia Nacional do Sistema Braille! Depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

8 de abril é o Dia Nacional do Sistema Braille

    O Braille é utilizado no mundo todo para alfabetizar pessoas que não enxergam. Trata-se de um sistema tátil de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo. Com ele, é possível representar letras, algarismos e sinais de pontuação. É utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, que usam o toque de uma ou duas mãos para realizar a leitura, feita da esquerda para a direita.

    Quem criou esse sistema de símbolos foi o francês Louis Braille (1809 – 1852). Ele ficou cego depois de ter, aos 3 anos de idade, o olho perfurado por uma ferramenta da oficina do pai. O machucado infeccionou, a infecção se alastrou e ele acabou perdendo a visão do outro olho […]

    A origem do sistema de escrita tátil, no entanto, está ligada ao exército francês. Nos anos 1800, durante a guerra, os soldados precisavam decodificar mensagens no escuro para não chamar a atenção dos inimigos. Foi aí que Charles Barbier de La Serre teve a ideia de criar um método que usasse o tato. A proposta não fez sucesso entre os integrantes da tropa e de La Serre acabou por adaptá-lo para os cegos.

    Braille conheceu o método de La Serre quando estudava no Instituto Nacional para Jovens Cegos de Paris. O menino de 12 anos se dedicou a estudá-lo e passou a melhorá-lo. Com 15 anos, em 1824, Braille simplificou o sistema original, incluindo notação numérica e musical. Torna-se professor do Instituto e, quatro anos depois, lançou seu próprio método de comunicação.

    Não foi imediata a aceitação do que ele propôs e um dos principais professores da escola chegou a proibir seu uso pelas crianças. […] No instituto onde dava aulas, o novo código só foi adotado oficialmente dois anos após sua morte, em 1852.

    No Brasil, o sistema foi introduzido em 1854, mesma época da inauguração do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.

    A data foi escolhida para homenagear José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil, que fazia aniversário em 8 de abril.

    José de Azevedo nasceu cego e, aos 10 anos de idade, foi enviado a Paris para estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos. Lá, aprendeu o recém-criado sistema de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o Braille pelo país.

Disponível em: <“plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados”>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Trata-se de um sistema tátil de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo.”, o autor do texto:

(     ) avalia o Braille.

(     ) define o Braille.

(     ) caracteriza o Braille.

 

Questão 2 – Nesta parte, o autor expõe a finalidade do Braille. Grife o termo que evidencia isso:

“O Braille é utilizado no mundo todo para alfabetizar pessoas que não enxergam.”

 

Questão 3 – Releia este fragmento:

“A origem do sistema de escrita tátil, no entanto, está ligada ao exército francês.”

Nesse fragmento, a expressão “no entanto” indica:

(     ) uma ressalva feita pelo autor do texto.

(     ) um contraste estabelecido pelo autor do texto.

(     ) uma compensação apresentada pelo autor do texto.

 

Questão 4 – Em “[..] quando estudava no Instituto Nacional […]”, o verbo destacado expressa:

(     ) um fato contínuo.

(     ) um fato esporádico.

(     ) um fato passageiro.

 

Questão 5 – Na frase “O menino de 12 anos se dedicou a estudá-lo […]”, a palavra “lo” refere-se:

R:

 

Questão 6 – De acordo com o texto, Braille “lançou seu próprio método de comunicação”, que foi adotado oficialmente no instituto onde ele lecionava:

(     ) em 1824.

(     ) em 1852.

(     ) em 1854.

 

Questão 7 – Segundo o texto, quem “ensinou e espalhou o Braille” pelo Brasil foi:

(     ) Louis Braille.

(     ) Charles Barbier de La Serre.

(     ) José Álvares de Azevedo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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