Início Série7º ano Interpretação de texto: Sauim-de-coleira – 7º ano

Interpretação de texto: Sauim-de-coleira – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o sauim-de-coleira. Já ouviu falar desse primata? Ele tem uma faixa branca de pelos que vai da metade superior do peito até o pescoço! Vamos conhecê-lo melhor? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Sauim-de-coleira

    Conhecido por ter uma faixa branca de pelos que vai da metade superior do peito até o pescoço, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) é endêmico da Amazônia brasileira, vivendo principalmente em Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no estado do Amazonas. Por não se adequar ao meio urbano da capital amazonense, essa espécie sofre graves riscos de extinção. As ameaças vão de atropelamento a ataques de animais domésticos e até acidentes com cabos de energia. Outro ponto de atenção é a captura do primata para o comércio ilegal.

    Já nas outras cidades, em áreas mais afastadas do convívio humano, o primata sofre com o desmatamento e a competição com o sagui-de-mão-amarela (Saguinus midas). Esse conjunto de fatores já causou uma perda estimada de 80% na população do sauim-de-coleira. A Lista Vermelha da IUCN classifica a situação do animal como “Criticamente Em Perigo”. Da mesma forma, o ICMBio incluiu o primata na Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

    Há ainda uma terceira razão que pode colaborar para a diminuição da espécie: a proliferação de doenças entre a população. De acordo com o estudo, há projetos que investigam a relação da ameaça de extinção do primata com a zika, a dengue e a chikungunya.

    Como tentativa de reverter essa situação, o ICMBio criou o Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação do Sauim-de-Coleira. A iniciativa investe na promoção de cuidados com o habitat do animal e na educação ambiental na região metropolitana de Manaus.

Marcos Furtado. Fragmento de: “Lista dos 25 macacos mais ameaçados do mundo tem três espécies brasileiras”. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/>. Acesso em: 16 de outubro de 2020. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – O texto sobre o sauim-de-coleira tem fins:

(     ) ficcionais.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

Questão 2 – Segundo o autor do texto, “o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) é endêmico da Amazônia brasileira”. O que isso significa?

 

 

Questão 3 – Observe este período do texto:

Por não se adequar ao meio urbano da capital amazonense, essa espécie sofre graves riscos de extinção.”

O trecho destacado introduz um fato:

(     ) que é a causa de outro.

(     ) que é a finalidade de outro.

(     ) que é a consequência de outro.

 

Questão 4 – Em “[…] o primata sofre com o desmatamento e a competição com o sagui-de-mão-amarela (Saguinus midas).”, uma expressão retoma o “sauim-de-coleira”. Identifique-a:

R:

 

Questão 5 – Na passagem “Esse conjunto de fatores causou uma perda estimada de 80% na população do sauim-de-coleira.”, o termo grifado indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Releia:

“Há ainda uma terceira razão que pode colaborar para a diminuição da espécie: a proliferação de doenças entre a população.”

A que doenças o autor do texto se refere?

R:

 

Questão 7 – Transcreva o trecho em que o autor descreve o sauim-de-coleira:

R:

 

Questão 8 – Sublinhe o verbo que exprime a ação do Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação do Sauim-de-Coleira:

“A iniciativa investe na promoção de cuidados com o habitat do animal e na educação ambiental na região metropolitana de Manaus.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário