Interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o sauim-de-coleira. Já ouviu falar desse primata? Ele tem uma faixa branca de pelos que vai da metade superior do peito até o pescoço! Vamos conhecê-lo melhor? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Sauim-de-coleira – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Sauim-de-coleira – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Sauim-de-coleira – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sauim-de-coleira
Conhecido por ter uma faixa branca de pelos que vai da metade superior do peito até o pescoço, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) é endêmico da Amazônia brasileira, vivendo principalmente em Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no estado do Amazonas. Por não se adequar ao meio urbano da capital amazonense, essa espécie sofre graves riscos de extinção. As ameaças vão de atropelamento a ataques de animais domésticos e até acidentes com cabos de energia. Outro ponto de atenção é a captura do primata para o comércio ilegal.
Já nas outras cidades, em áreas mais afastadas do convívio humano, o primata sofre com o desmatamento e a competição com o sagui-de-mão-amarela (Saguinus midas). Esse conjunto de fatores já causou uma perda estimada de 80% na população do sauim-de-coleira. A Lista Vermelha da IUCN classifica a situação do animal como “Criticamente Em Perigo”. Da mesma forma, o ICMBio incluiu o primata na Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Há ainda uma terceira razão que pode colaborar para a diminuição da espécie: a proliferação de doenças entre a população. De acordo com o estudo, há projetos que investigam a relação da ameaça de extinção do primata com a zika, a dengue e a chikungunya.
Como tentativa de reverter essa situação, o ICMBio criou o Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação do Sauim-de-Coleira. A iniciativa investe na promoção de cuidados com o habitat do animal e na educação ambiental na região metropolitana de Manaus.
Marcos Furtado. Fragmento de: “Lista dos 25 macacos mais ameaçados do mundo tem três espécies brasileiras”. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/>. Acesso em: 16 de outubro de 2020. (Com adaptações).
Questões
Questão 1 – O texto sobre o sauim-de-coleira tem fins:
( ) ficcionais.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Questão 2 – Segundo o autor do texto, “o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) é endêmico da Amazônia brasileira”. O que isso significa?
Questão 3 – Observe este período do texto:
“Por não se adequar ao meio urbano da capital amazonense, essa espécie sofre graves riscos de extinção.”
O trecho destacado introduz um fato:
( ) que é a causa de outro.
( ) que é a finalidade de outro.
( ) que é a consequência de outro.
Questão 4 – Em “[…] o primata sofre com o desmatamento e a competição com o sagui-de-mão-amarela (Saguinus midas).”, uma expressão retoma o “sauim-de-coleira”. Identifique-a:
R:
Questão 5 – Na passagem “Esse conjunto de fatores já causou uma perda estimada de 80% na população do sauim-de-coleira.”, o termo grifado indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Releia:
“Há ainda uma terceira razão que pode colaborar para a diminuição da espécie: a proliferação de doenças entre a população.”
A que doenças o autor do texto se refere?
R:
Questão 7 – Transcreva o trecho em que o autor descreve o sauim-de-coleira:
R:
Questão 8 – Sublinhe o verbo que exprime a ação do Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação do Sauim-de-Coleira:
“A iniciativa investe na promoção de cuidados com o habitat do animal e na educação ambiental na região metropolitana de Manaus.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.