Interpretação de texto: Sarapó – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o sarapó. É nos riachos da Mata Atlântica que esse pequeno peixe vive. Que tal conhecê-lo? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Sarapó, um choquinho de nada

    É nos riachos da Mata Atlântica que esse pequeno peixe vive. Sua preferência é por águas frescas e calmas. Quando encontra correnteza mais forte, ele se enterra para se proteger.

    O sarapó tem hábito noturno, isto é, ele se esconde durante o dia e aproveita a escuridão da noite para sair, reproduzir e procurar seu alimento preferido: insetos aquáticos! Como no escuro não se pode enxergar muita coisa, esse peixe, ao perceber a presença de uma presa, produz uma pequena descarga elétrica que paralisa o seu alvo e o torna fácil de capturar.

    Então, o sarapó é um peixe-elétrico? Sim, mas diferentemente de seus parentes – como o peixe poraquê, cujo choque pode fazer um homem adulto desmaiar –, a eletricidade produzida pelo sarapó é suficiente apenas para ajudá-lo a capturar os tais insetos aquáticos que costuma comer.

    No que diz respeito à reprodução, a fêmea do sarapó coloca cerca de mil ovos de uma vez. Parece muito, mas após o ataque de um predador pode não sobrar ovo algum. Para protegê-los, os pais mantêm todos juntos em um ninho e estão sempre por perto.

    Se naturalmente já é difícil para o sarapó chegar à idade adulta, imagine se os rios que eles habitam sofressem com o contínuo lançamento de esgoto, a poluição e o assoreamento, isto é, com a obstrução que resulta do desmatamento? Pois é exatamente isso o que está acontecendo.

    Os pesquisadores sabem muito pouco ainda sobre o sarapó, mas concordam em um ponto: a espécie já se encontra ameaçada de extinção.

Jean Carlos Miranda, Piatã Santana Marques e Rosana Mazzoni.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 223.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“É nos riachos da Mata Atlântica que esse pequeno peixe vive.”

A que pequeno peixe os autores do texto se referem?

R:

 

Questão 2 – Na passagem “Quando encontra correnteza mais forte, ele se enterra para se proteger.”, o termo “para” exprime:

(     ) destino.

(     ) direção.

(     ) finalidade.

 

Questão 3 – Observe este fragmento do texto:

Como no escuro não se pode enxergar muita coisa, esse peixe, ao perceber a presença de uma presa, produz uma pequena descarga elétrica que paralisa o seu alvo e o torna fácil de capturar.”

 O fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) comparado a outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 4 – Em “[…] a eletricidade produzida pelo sarapó é suficiente apenas para ajudá-lo a capturar os tais insetos aquáticos que costuma comer.”, o vocábulo grifado:

(     ) retoma o sarapó.

(     ) apresenta o sarapó.

(     ) caracteriza o sarapó.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir a palavra que indica tempo:

“Para protegê-los, os pais mantêm todos juntos em um ninho e estão sempre por perto.”

 

Questão 6 – O trecho “a obstrução que resulta do desmatamento” define:

(     ) “esgoto”.

(     ) “poluição”.

(     ) “assoreamento”.

 

Questão 7 – Na parte “Os pesquisadores sabem muito pouco ainda sobre o sarapó, mas concordam em um ponto: a espécie já se encontra ameaçada de extinção.”, os autores:

(     ) fazem um alerta.

(     ) dão uma sugestão.

(     ) levantam uma hipótese.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: