Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre sapos. Vamos conhecer melhor esses animais? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Sapos – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Sapos – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Sapos – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sapos
Têm duas glândulas de veneno na pele, uma atrás de cada olho, que só são ativadas quando apertadas.
Para coaxar, inflam e esvaziam a boca, formando um papo. No vaivém entre o papo e os pulmões, o ar faz as cordas vocais vibrarem. […]
São controladores naturais de muitas pragas, já que podem comer até 100 insetos por dia.
O sapo-cururu é um dos maiores do mundo. Ele vive na Amazônia, local com a maior diversidade de sapos do planeta. Pode pesar até 1 quilo e medir 30 centímetros.
[…]
Os sapos são capazes de capturar alimentos com a língua e não conseguem ficar com os olhos abertos quando vão engolir, porque o processo acaba forçando suas pálpebras para baixo.
[…]
Dos ovos dos sapos nascem girinos, que têm características tanto de sapo quanto de peixe. Eles vivem na água e sofrem diversas metamorfoses até, finalmente, se tornarem sapos.
Esses animais têm sangue frio. Isso significa que a temperatura de seu corpo é controlada pela temperatura ambiente – seja da água ou do ar. Quando o corpo fica muito frio, eles arrumam um lugar ao sol para se esquentarem.
Podem ser encontrados no mundo inteiro, com exceção da Antártida.
Marcelo Duarte. “Guia dos Curiosos”. (Com adaptação).
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/animais/anfibios/sapo/10-curiosidades-sobre-sapos/>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Têm duas glândulas de veneno na pele, uma atrás de cada olho, que só são ativadas quando apertadas.”
Nessa passagem, o texto refere-se:
Questão 2 – Em “São controladores naturais de muitas pragas, já que podem comer até 100 insetos por dia.”, o fato destacado é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 3 – O trecho “Pode pesar até 1 quilo e medir 30 centímetros.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Segundo o texto, os sapos “não conseguem ficar com os olhos abertos quando vão engolir”. Identifique o motivo:
( ) “inflam e esvaziam a boca, formando um papo”.
( ) “são capazes de capturar alimentos com a língua”.
( ) “o processo acaba forçando suas pálpebras para baixo”.
Questão 5 – No segmento “Eles vivem na água e sofrem diversas metamorfoses até, finalmente, se tornarem sapos.”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Em “Isso significa que a temperatura de seu corpo é controlada pela temperatura ambiente – seja da água ou do ar.”, o termo grifado retoma uma informação. Qual?
( ) “Dos ovos dos sapos nascem girinos […]”.
( ) “Esses animais têm sangue frio.”
( ) “[…] eles arrumam um lugar ao sol para se esquentarem.”
Questão 7 – Observe:
“Podem ser encontrados no mundo inteiro, com exceção da Antártida.”
Em outras palavras, o fragmento destacado revela que os sapos:
( ) não são encontrados na Antártida.
( ) são encontrados em partes da Antártida.
( ) são encontrados em menor quantidade na Antártida.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.