Início Série5º ano Interpretação de texto: Saium-de-coleira – 5º ano

Interpretação de texto: Saium-de-coleira – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação e texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o saium-de-coleira. Ele agora é o tema de um livro que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de sua conservação. Vamos saber mais a respeito dessa obra? Então, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Livro conscientiza crianças sobre a conservação do saium-de-coleira

    Classificado como “criticamente em perigo” de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo ICMBio, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) agora é o tema de um livro que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de sua conservação. Desenvolvido pelo casal de biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista e pelo jornalista Marcus Pimenta, a obra “Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu” conta a história de uma família de macacos sauins-de-coleira que buscam uma floresta para morar.

    Financiado por um edital Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, o livro é a primeira obra literária sobre o saium-de-coleira, animal que sofre com as ameaças, que vão desde o risco de atropelamentos no centro de Manaus a competição com o sagui-de-mão-amarela (Saguinus midas) em áreas mais afastadas. Ao longo da narrativa, os jovens leitores aprendem junto com os personagens sobre a Floresta Amazônica, as áreas protegidas e as consequências das ações humanas na natureza. 

    O livro ainda conta com uma parte dedicada especialmente para pais e professores com sugestões de atividades, para serem realizadas com as crianças, que incentivam a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente e o hábito de leitura.

    Os autores ainda criaram uma plataforma virtual para garantir o acesso gratuito ao livro e a um book trailer, com informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata.

Marcos Furtado. Blog “Salada Verde”.
Disponível em: <https://www.oeco.org.br/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto sobre o saium-de-coleira é:

(     ) uma fábula.

(     ) uma resenha.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Grife o verbo que exprime o objetivo do livro sobre o sauim-de-coleira:

“[…] o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) agora é o tema de um livro que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de sua conservação.”

 

Questão 3 – Releia este fragmento do texto:

“[…] a obra ‘Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu’ conta a história de uma família de macacos sauins-de-coleira que buscam uma floresta para morar.”

Nesse fragmento, o autor:

(     ) cita um trecho da obra.

(     ) apresenta o assunto da obra.

(     ) expõe uma opinião sobre a obra.

 

Questão 4 – Na parte “[…] o livro é a primeira obra literária sobre o saium-de-coleira […]”, há um numeral que indica a posição/colocação do livro. Identifique esse numeral:

 

 

Questão 5 – No segmento “[…] incentivam a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente e o hábito de leitura.”, o autor refere-se:

(     ) às crianças.

(     ) aos pais e professores.

(     ) às atividades do livro.

 

Questão 6 – Na passagem “Os autores ainda criaram uma plataforma virtual para garantir o acesso gratuito ao livro e a um book trailer […]”, o termo sublinhado indica:

(     ) o tempo da criação de uma plataforma.

(     ) a finalidade da criação de uma plataforma.

(     ) a consequência da criação de uma plataforma.

 

Questão 7 – Em “[…] com informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata.”, a expressão destacada:

(     ) define o saium.

(     ) retoma o saium.

(     ) anuncia o saium.

 

Questão 8 – O texto foi escrito com uma linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário