Início Série5º ano Interpretação de texto: Ruy Barbosa – 5º ano

Interpretação de texto: Ruy Barbosa – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Ruy Barbosa. Ele se destacou no Brasil como jurista, político, diplomata, escritor, tradutor, orador e filólogo. Vamos conhecer melhor a vida dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Ruy Barbosa

    O baiano Ruy Barbosa de Oliveira se destacou no Brasil como jurista, político, diplomata, escritor, tradutor, orador e filólogo.

    Lutou para implantar o regime Republicano no Brasil, forma de governo em que o povo escolhe quem vai governar o país, e derrubou a Monarquia Constitucional.

Além de ter sido deputado, senador e ministro, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição responsável pelo cultivo da literatura brasileira.

    Ruy Barbosa defendia o federalismo, a abolição da escravatura e a promoção dos direitos e garantias individuais.

    Em seus dias livres, gostava de cultivar espécies de rosas. No jardim da sua casa, ele possuía várias espécies e já tirou fotos para uma revista da época enquanto estava no seu jardim.

    Ruy Barbosa nasceu na Bahia, em 1849, e morreu no Rio de Janeiro, em 1923.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

   ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Releia:

“O baiano Ruy Barbosa de Oliveira se destacou no Brasil como jurista, político, diplomata, escritor, tradutor, orador e filólogo.”

 O vocábulo “e” assinala fatos na vida de Ruy Barbosa, que:

   ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] forma de governo em que o povo escolhe quem vai governar o país […]”, o texto refere-se:

(     ) ao federalismo.

   ) ao regime Republicano.

(     ) à Monarquia Constitucional.

 

Questão 4 – Em “[…] foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição responsável pelo cultivo da literatura brasileira.”, o trecho sublinhado tem fim:

   ) explicativo.

(     ) conclusivo.

(     ) exemplificativo.

 

Questão 5 – Observe:

“Ruy Barbosa defendia o federalismo, a abolição da escravatura e a promoção dos direitos e garantias individuais.”

Esse fragmento é:

   ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – No segmento “Em seus dias livres, gostava de cultivar espécies de rosas.”, o texto revela um fato:

   ) habitual nos dias livres de Ruy Barbosa.

(     ) efêmero nos dias livres de Ruy Barbosa.

(     ) ocasional nos dias livres de Ruy Barbosa.

 

Questão 7 – Na parte “[…] ele possuía várias espécies […]”, o termo destacado foi usado para:

   ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 8 – Em “Ruy Barbosa nasceu na Bahia, em 1849 […]”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

   ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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