Interpretação de texto: Rufus – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Rufus.

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Rufus

    Rufus é um lince de uma espécie particular: Sua pelagem é ruiva, muito ruiva, quase vermelha. E todos os animais desconfiam dele, não apenas por causa dessa cor estranha, mas também porque ele era pintor! Um lince ruivo pintor, nunca se viu! E, é claro, os animais fogem dele.
    Só Lorde, a raposa, é seu fervoroso admirador.
    – Que bando de ignorantes! – diz ao amigo Rufus.
    – Seu talento não é reconhecido!
    Lorde decide organizar uma exposição em sua homenagem, mas sem revelar a verdadeira identidade do artista. Todos os animais da região comparecem.
    – Genial! Fabuloso! – exclamam, seduzidos.
    Lorde então anuncia:
    – Apresento-lhes o artista… Rufus!
    E Rufus se apresenta, diante dos olhares pasmados dos convidados. Segue-se um longo silêncio, depois explode um trovão de aplausos.
    Agora Rufus se tornou a atração local!

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Quem é Rufus?
R.

 

3) Qual é a característica mais forte em Rufus?
R.

 

4) Por que os animais desconfiam um pouco de Rufus?
R.

 

5) Quem é o grande admirador de Rufus?
R.

 

6) O que Lorde decide fazer para homenagear o amigo?
R.

 

7) O que os animais da região acharam da exposição?
R.

 

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: