Interpretação de texto: Roupas esportivas – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos sexto ano, sobre roupas esportivas.  Jogadores de futebol, nadadores, atletas da ginástica artística… Todos eles usam roupas específicas, não é mesmo? Mas, por que será, hein? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Por que existem roupas especiais para certos esportes?

    Para ser um bom atleta, é preciso esforço e dedicação, mas outros fatores também ajudam: tem um lugar adequado para treinar, contar com o acompanhamento de especialistas e até vestir as roupas adequadas. Elas protegem o corpo, facilitam os movimentos e podem ajudar a melhorar o desempenho dos atletas.

    Cada esporte pede roupas e acessórios diferentes. Pode reparar! Os jogadores de futebol, por exemplo, usam caneleiras que protegem as pernas. Além disso, suas camisas são largas e feitas com materiais bem leves, capazes de absorver o suor e secar rapidamente.

    Tecido assim também são úteis para quem pratica esportes que causam muita transpiração, como corridas. Já os nadadores usam sungas ou maiôs lisos e colados no corpo, o que facilita o deslocamento na água.

    Atletas da ginástica artística, por sua vez, precisam de roupas elásticas e flexíveis, mas muito resistentes – elas não podem rasgar em contato com barras, argolas e outros aparelhos durante as mil e uma piruetas e cambalhotas dos ginastas.

    Para os surfistas e mergulhadores, o ideal são roupas que não absorvam água. Trajes assim ajudam a manter a temperatura do corpo nem muito fria, nem muito quente, além de diminuírem o desconforto que seria causado por um tecido que ficasse molhado por muito tempo.

    Existem ainda roupas esportivas que protegem contra a radiação solar e impedem a proliferação de fungos e bactérias que poderiam prejudicar a saúde dos atletas. Especialistas estão sempre em busca de tecidos novos para proteger os esportistas e ajudá-los a desenvolverem as suas provas com conforto e segurança. Quem sabe o que mais vão inventar?

Fábia Regina Gomes Ribeiro. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 250. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem do texto:

“Elas protegem o corpo, facilitam os movimentos e podem ajudar a melhorar o desempenho […]”

A que a autora se refere nessa passagem do texto?

 

Questão 2 – No segundo parágrafo do texto, o adjetivo “largas” caracteriza:

(     ) as roupas dos jogadores de futebol.

(     ) as caneleiras dos jogadores de futebol.

(     ) as camisas dos jogadores de futebol.

 

Questão 3 – Em “[…] capazes de absorver o suor e secar rapidamente.”, o termo grifado exprime:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 4 – “[…] precisam de roupas elásticas e flexíveis, mas muito resistentes […]”. Quem precisa, segundo o texto, desse tipo de roupa?

(     ) os jogadores de futebol.

(     ) os nadadores.

(     ) os atletas da ginástica artística.

 

Questão 5 – No período “Tecido assim também são úteis para quem pratica esportes que causam muita transpiração, como corridas.”, a palavra “como” indica:

(     ) um motivo.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 6 – Na parte “[…] sungas ou maiôs lisos e colados no corpo […]”, a autora do texto cita as roupas usadas:

(     ) pelos nadadores.

(     ) pelos surfistas.

(     ) pelos mergulhadores.

 

Questão 7 – Grife, neste fragmento do texto, os verbos que se referem a “roupas esportivas”:

“Existem ainda roupas esportivas que protegem contra a radiação solar e impedem a proliferação de fungos e bactérias que poderiam prejudicar a saúde dos atletas.”

 

Questão 8 – Na frase “Quem sabe o que mais vão inventar?”, a locução verbal equivale a:

(     ) “inventaram”.

(     ) “inventam”.

(     ) “inventarão”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: