Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos sexto ano, sobre roupas esportivas. Jogadores de futebol, nadadores, atletas da ginástica artística… Todos eles usam roupas específicas, não é mesmo? Mas, por que será, hein? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Roupas esportivas – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Roupas esportivas – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Roupas esportivas – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que existem roupas especiais para certos esportes?
Para ser um bom atleta, é preciso esforço e dedicação, mas outros fatores também ajudam: tem um lugar adequado para treinar, contar com o acompanhamento de especialistas e até vestir as roupas adequadas. Elas protegem o corpo, facilitam os movimentos e podem ajudar a melhorar o desempenho dos atletas.
Cada esporte pede roupas e acessórios diferentes. Pode reparar! Os jogadores de futebol, por exemplo, usam caneleiras que protegem as pernas. Além disso, suas camisas são largas e feitas com materiais bem leves, capazes de absorver o suor e secar rapidamente.
Tecido assim também são úteis para quem pratica esportes que causam muita transpiração, como corridas. Já os nadadores usam sungas ou maiôs lisos e colados no corpo, o que facilita o deslocamento na água.
Atletas da ginástica artística, por sua vez, precisam de roupas elásticas e flexíveis, mas muito resistentes – elas não podem rasgar em contato com barras, argolas e outros aparelhos durante as mil e uma piruetas e cambalhotas dos ginastas.
Para os surfistas e mergulhadores, o ideal são roupas que não absorvam água. Trajes assim ajudam a manter a temperatura do corpo nem muito fria, nem muito quente, além de diminuírem o desconforto que seria causado por um tecido que ficasse molhado por muito tempo.
Existem ainda roupas esportivas que protegem contra a radiação solar e impedem a proliferação de fungos e bactérias que poderiam prejudicar a saúde dos atletas. Especialistas estão sempre em busca de tecidos novos para proteger os esportistas e ajudá-los a desenvolverem as suas provas com conforto e segurança. Quem sabe o que mais vão inventar?
Fábia Regina Gomes Ribeiro. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 250. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem do texto:
“Elas protegem o corpo, facilitam os movimentos e podem ajudar a melhorar o desempenho […]”
A que a autora se refere nessa passagem do texto?
Questão 2 – No segundo parágrafo do texto, o adjetivo “largas” caracteriza:
( ) as roupas dos jogadores de futebol.
( ) as caneleiras dos jogadores de futebol.
( ) as camisas dos jogadores de futebol.
Questão 3 – Em “[…] capazes de absorver o suor e secar rapidamente.”, o termo grifado exprime:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 4 – “[…] precisam de roupas elásticas e flexíveis, mas muito resistentes […]”. Quem precisa, segundo o texto, desse tipo de roupa?
( ) os jogadores de futebol.
( ) os nadadores.
( ) os atletas da ginástica artística.
Questão 5 – No período “Tecido assim também são úteis para quem pratica esportes que causam muita transpiração, como corridas.”, a palavra “como” indica:
( ) um motivo.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 6 – Na parte “[…] sungas ou maiôs lisos e colados no corpo […]”, a autora do texto cita as roupas usadas:
( ) pelos nadadores.
( ) pelos surfistas.
( ) pelos mergulhadores.
Questão 7 – Grife, neste fragmento do texto, os verbos que se referem a “roupas esportivas”:
“Existem ainda roupas esportivas que protegem contra a radiação solar e impedem a proliferação de fungos e bactérias que poderiam prejudicar a saúde dos atletas.”
Questão 8 – Na frase “Quem sabe o que mais vão inventar?”, a locução verbal equivale a:
( ) “inventaram”.
( ) “inventam”.
( ) “inventarão”.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.