Início Série6º ano Interpretação de texto: Roupas esportivas – 6º ano

Interpretação de texto: Roupas esportivas – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos sexto ano, sobre roupas esportivas.  Jogadores de futebol, nadadores, atletas da ginástica artística… Todos eles usam roupas específicas, não é mesmo? Mas, por que será, hein? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Por que existem roupas especiais para certos esportes?

    Para ser um bom atleta, é preciso esforço e dedicação, mas outros fatores também ajudam: tem um lugar adequado para treinar, contar com o acompanhamento de especialistas e até vestir as roupas adequadas. Elas protegem o corpo, facilitam os movimentos e podem ajudar a melhorar o desempenho dos atletas.

    Cada esporte pede roupas e acessórios diferentes. Pode reparar! Os jogadores de futebol, por exemplo, usam caneleiras que protegem as pernas. Além disso, suas camisas são largas e feitas com materiais bem leves, capazes de absorver o suor e secar rapidamente.

    Tecido assim também são úteis para quem pratica esportes que causam muita transpiração, como corridas. Já os nadadores usam sungas ou maiôs lisos e colados no corpo, o que facilita o deslocamento na água.

    Atletas da ginástica artística, por sua vez, precisam de roupas elásticas e flexíveis, mas muito resistentes – elas não podem rasgar em contato com barras, argolas e outros aparelhos durante as mil e uma piruetas e cambalhotas dos ginastas.

    Para os surfistas e mergulhadores, o ideal são roupas que não absorvam água. Trajes assim ajudam a manter a temperatura do corpo nem muito fria, nem muito quente, além de diminuírem o desconforto que seria causado por um tecido que ficasse molhado por muito tempo.

    Existem ainda roupas esportivas que protegem contra a radiação solar e impedem a proliferação de fungos e bactérias que poderiam prejudicar a saúde dos atletas. Especialistas estão sempre em busca de tecidos novos para proteger os esportistas e ajudá-los a desenvolverem as suas provas com conforto e segurança. Quem sabe o que mais vão inventar?

Fábia Regina Gomes Ribeiro. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 250. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem do texto:

“Elas protegem o corpo, facilitam os movimentos e podem ajudar a melhorar o desempenho […]”

A que a autora se refere nessa passagem do texto?

 

Questão 2 – No segundo parágrafo do texto, o adjetivo “largas” caracteriza:

(     ) as roupas dos jogadores de futebol.

(     ) as caneleiras dos jogadores de futebol.

(     ) as camisas dos jogadores de futebol.

 

Questão 3 – Em “[…] capazes de absorver o suor e secar rapidamente.”, o termo grifado exprime:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 4 – “[…] precisam de roupas elásticas e flexíveis, mas muito resistentes […]”. Quem precisa, segundo o texto, desse tipo de roupa?

(     ) os jogadores de futebol.

(     ) os nadadores.

(     ) os atletas da ginástica artística.

 

Questão 5 – No período “Tecido assim também são úteis para quem pratica esportes que causam muita transpiração, como corridas.”, a palavra “como” indica:

(     ) um motivo.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 6 – Na parte “[…] sungas ou maiôs lisos e colados no corpo […]”, a autora do texto cita as roupas usadas:

(     ) pelos nadadores.

(     ) pelos surfistas.

(     ) pelos mergulhadores.

 

Questão 7 – Grife, neste fragmento do texto, os verbos que se referem a “roupas esportivas”:

“Existem ainda roupas esportivas que protegem contra a radiação solar e impedem a proliferação de fungos e bactérias que poderiam prejudicar a saúde dos atletas.”

 

Questão 8 – Na frase “Quem sabe o que mais vão inventar?”, a locução verbal equivale a:

(     ) “inventaram”.

(     ) “inventam”.

(     ) “inventarão”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário