Atividade de interpretação de texto voltada aos do sexto ano. Trata-se do resumo do recém-lançado filme “Hotel Transilvânia 3”! Nesse, as aventuras de Drácula, sua filha e seus amigos monstros se passam em um cruzeiro! Quer saber mais sobre esse filme? Então, leia atentamente o texto e não deixe de responder às variadas questões propostas, viu?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Resumo do filme Hotel Transilvânia 3 – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resumo do filme Hotel Transilvânia 3 – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resumo do filme Hotel Transilvânia 3 – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Os monstros saem de férias em “Hotel Transilvânia 3”
“Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas” estreia neste dia 12 de julho, e é o terceiro filme que acompanha as aventuras do Conde Drácula, de sua filha Mavis e de seus amigos monstros.
Essa é a primeira vez que a história do Senhor das Trevas e sua turma se passa fora do Hotel Transilvânia. Mavis leva o pai para passar as férias em um cruzeiro de monstros.
Drácula, que vinha se sentindo muito sozinho, resolve procurar o amor em um site de relacionamento para monstros. Durante a viagem, ele acaba se encantando por Ericka, a capitã do navio, mas Conde não sabe que ela esconde um terrível segredo.
A capitã é bisneta de Abraham Van Helsing, um famoso caçador de monstros e arqui-inimigo de Drácula e o cruzeiro é apenas uma armadilha para capturar as criaturas.
Para resolver esse problema, Mavis e seu pai contam com a ajuda de seus amigos monstruosos, como a Múmia Murray, Frankenstein e o lobisomem Wayne.
“Hotel Transilvânia 3” foi dirigido por Genndy Tartakovsky, também responsável pelos dois filmes anteriores. Na versão original em inglês, o longa tem dubladores como Adam Sandler, dando sua voz ao Drácula, e Selena Gomez como Mavis.
Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.
Questões
Questão 1 – O texto lido é:
a) uma lenda do Conde Drácula.
b) um conto sobre o Conde Drácula.
c) um resumo do filme “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas”.
d) uma notícia sobre o filme “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas”.
Questão 2 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto:
a) divulgar o filme “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas”.
b) contar a origem do Conde Drácula.
c) narrar as aventuras do Conde Drácula.
d) comentar o filme “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas”.
Questão 3 – Em “[…] a história do Senhor das Trevas […]”, a quem o texto se refere?
R.
Questão 4 – Na parte “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas”, a palavra “Monstruosas”:
a) explica as férias do Drácula, da sua filha e dos seus amigos.
b) critica as férias do Drácula, da sua filha e dos seus amigos.
c) justifica as férias do Drácula, da sua filha e dos seus amigos.
d) caracteriza as férias do Drácula, da sua filha e dos seus amigos.
Questão 5 – De acordo com o texto, o filme “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas” apresenta uma novidade em comparação com os filmes anteriores. Cite-a:
R.
Questão 6 – Na passagem “[…] ele acaba se encantando por Ericka […]”, o termo “ele” retoma:
a) o Drácula.
b) o Abraham Van Helsing.
c) o Frankenstein.
d) o lobisomem Wayne.
Questão 7 – Segundo o texto, Drácula se encanta pela capitã do navio durante a viagem. Porém, ela oculta um terrível segredo. Conte-o:
R.
Questão 8 – “Para resolver esse problema, Mavis e seu pai contam com a ajuda de seus amigos monstruosos […]”. A que problema o texto se refere?
R.
Questão 9 – Assinale a frase em que a conjunção exprime a ideia presente no filme:
a) Drácula resolve procurar o amor em um site e vinha se sentindo muito sozinho.
b) Drácula resolve procurar o amor em um site, pois vinha se sentindo muito sozinho.
c) Drácula resolve procurar o amor em um site, mas vinha se sentindo muito sozinho.
d) Drácula resolve procurar o amor em um site, por isso vinha se sentindo muito sozinho.
Questão 10 – O autor do texto empregou, em sua maioria, verbos no tempo presente. Por quê?
a) Porque ele aponta para fatos que estão acontecendo.
b) Porque ele quer aproximar o leitor da história narrada no filme.
c) Porque ele está se referindo a um filme com uma temática atual.
d) Porque ele está contando sobre um filme lançado recentemente.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.