Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Chamado da Floresta. Já ouviu falar desse livro? Não? Então, que tal ler a resenha? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Resenha – O Chamado da Floresta – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resenha – O Chamado da Floresta – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resenha – O Chamado da Floresta – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O Chamado da Floresta”
Nós estamos muito acostumados com filmes e séries em que o cão é o protagonista, mas você já leu um livro narrado por um cão? Em “O Chamado da Floresta”, o emblemático jornalista Jack London nos apresenta uma história de perseverança, garra e aprendizado. Tudo isso sob a perspectiva de Buck, uma mistura de São Bernardo com Collie.
Buck é tratado como rei em sua casa e é muito amado por seus donos. Logo, ele carrega consigo um grande respeito e confiança em humanos. Como um ser irracional, ele não entende o que está acontecendo quando é levado por Manuel, funcionário de seu dono, e é vendido para dois homens desconhecidos. Logo nos primeiros momentos do seu “sequestro”, o cão é apresentado a sentimentos e sensações até então desconhecidas, como ódio, raiva e dor. Em pouco tempo, a sua confiança em humanos se transforma em medo e raiva. […]
O cão é adestrado à base da violência até ser vendido novamente. Começa uma jornada junto com outros cães, em direção a um caminho por ele desconhecido. […]
[…] A obra nos mostra como um ser animal – mas podemos fazer relação com um ser humano – se adapta às situações e aos ambientes em que se encontra, bem como a necessidade de união com os outros de sua espécie.
A graça da história está no fato de o autor brilhantemente narrar os pensamentos e instintos de um animal, que é tão presente em nosso dia a dia. Criar afeição por Buck é muito fácil, principalmente para quem gosta de cachorro, mas ao longo do livro nós aprendemos a entender que ele é um animal e, afinal, possui instintos animais. “O Chamado da Floresta” é uma leitura rápida, de apenas 111 páginas. Com certeza é o tipo de livro que o leitor só larga quando chega ao final. É uma leitura simples e direta, sem uma linguagem muito rebuscada ou intelectual.
Carol Pinho.
Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/empauta/resenha-o-chamado-da-floresta/>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) uma série.
Questão 2 – No segmento “Buck é tratado como rei em sua casa e é muito amado por seus donos.”, o vocábulo “e” indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 3 – Observe:
“[…] ele não entende o que está acontecendo quando é levado por Manuel, funcionário de seu dono, e é vendido para dois homens desconhecidos.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Na parte “[…] em direção a um caminho por ele desconhecido.”, a palavra grifada:
( ) retoma.
( ) apresenta.
( ) complementa.
Questão 5 – Em “A obra nos mostra como um ser animal – mas podemos fazer relação com um ser humano – se adapta às situações e aos ambientes […]”, a expressão sublinhada quer dizer:
( ) “se ajusta”.
( ) “se distancia”.
( ) “se transforma”.
Questão 6 – Na passagem “A graça da história está no fato de o autor brilhantemente narrar os pensamentos e instintos de um animal […]”, o termo destacado exprime:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 7 – Identifique o trecho que contém uma opinião da autora:
( ) “Logo, ele carrega consigo um grande respeito e confiança em humanos.”
( ) “O cão é adestrado à base da violência até ser vendido novamente.”
( ) “É uma leitura simples e direta, sem uma linguagem muito rebuscada ou intelectual.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.