Interpretação de texto: Resenha de livro sobre aves – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de um livro sobre aves. “Passarinho e outros pios: as aves do nosso cotidiano é uma leitura leve, gostosa”. Vamos conhecer melhor esse livro? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Livro – “Passarinho e outros pios: as aves do nosso cotidiano”

    Esse é o primeiro livro de contos da bióloga Tietta Pivatto e já estou na torcida para que venham muitos outros! Passarinho e outros pios: as aves do nosso cotidiano é uma leitura leve, gostosa. Li durante uma tarde fria e chuvosa e não consigo pensar em combinação mais perfeita.

    Sanhaços, beija-flores, pombas, sabiás… As aves aparecem em todos os contos, mas na verdade o livro é sobre pessoas. Sobre momentos de transformação, de inquietude. Sobre como as aves provocam a mudança no olhar. Do quintal de casa à floresta amazônica, Tietta retrata um Brasil muito brasileiro. Não é à toa que alguns contos trouxeram um pouco de nostalgia da infância. Outros me fizeram lembrar de pessoas reais, que conheci em diferentes momentos da vida.

    Fictícias ou nem tanto, as histórias de Passarinho e outros pios trazem muitas reflexões, mas sem perder a leveza.

 

Sobre o livro “Passarinho e outros pios: as aves do nosso cotidiano”:
Autora: Tietta Pivatto. Editora: Maritaca Expeditions
Ano: 2016. Natália Allenspach.
Disponível em: <https://apassarinhologa.com.br/livro-passarinho-e-outros-pios/>.(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma resenha.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – No fragmento “Esse é o primeiro livro de contos da bióloga Tietta Pivatto e já estou na torcida para que venham muitos outros!”, a que livro a autora do texto se refere?

 

Questão 3 – Na frase “Li durante uma tarde fria e chuvosa e não consigo pensar em combinação mais perfeita.”, a autora usou o termo grifado para expressar a ideia de:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 4 – Em “Sanhaços, beija-flores, pombas, sabiás…”, as reticências indicam:

(     ) uma interrupção.

(     ) uma continuidade.

(     ) uma transcrição incompleta.

 

Questão 5 – No segmento “As aves aparecem em todos os contos, mas na verdade o livro é sobre pessoas.”, o vocábulo destacado estabelece a relação de:

(     ) lugar.

(     ) assunto.

(     ) finalidade.

 

Questão 6 – Na parte “Sobre como as aves provocam a mudança no olhar.”, o termo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) assinala uma comparação.

 

Questão 7 – Em “Não é à toa que alguns contos trouxeram um pouco de nostalgia da infância.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:

(     ) “alegria”.

(     ) “saudade”.

(     ) “compreensão”.

 

Questão 8 – Observe:

“Fictícias ou nem tanto, as histórias de Passarinho e outros pios trazem muitas reflexões, mas sem perder a leveza.”

Nessa passagem do texto, a autora:

(     ) avalia o livro Passarinho e outros pios.

(     ) cita um trecho do livro Passarinho e outros pios.

(     ) conta o tema geral do livro Passarinho e outros pios.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: