Início Série8º ano Interpretação de texto: Resenha de livro – 8º ano

Interpretação de texto: Resenha de livro – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto voltada aos alunos do oitavo ano. Trata-se da resenha do livro Jesus – O homem mais amado da História: a biografia daquele que ensinou a humanidade a amar e dividiu a História em antes e depois, escrito por Rodrigo Alvarez. Quer saber mais sobre esse livro e entender melhor o gênero resenha? Então, responda às variadas questões propostas a seguir! 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Jesus: O homem mais amado da História

    Escrito pelo autor laico-brasileiro que mais vende livros de temática religiosa no Brasil, Jesus – O homem mais amado da História: a biografia daquele que ensinou a humanidade a amar e dividiu a História em antes e depois é o livro mais atual sobre a vida do homem cuja história mantém seu vigor e interesse há mais de dois mil anos. O escritor e jornalista Rodrigo Alvarez tomou como base as fontes arqueológicas e bibliográficas mais recentes, além das mais antigas (entre elas diversos manuscritos originais), e viajou pelos mesmos lugares percorridos por Jesus em seu tempo para reconstituir os passos do pregador que, ao mesmo tempo Deus e homem, ensinou a amar, mudou o curso da humanidade e dividiu a História em antes e depois. Com uma narrativa elegante, acessível e guiada pelos fatos, além de ricamente ilustrado, Jesus – O homem mais amado da História é um livro sobre um Jesus de antes do cristianismo e de todas as suas divisões futuras – e que mostra a todos os leitores, cristãos ou não, a relevância e a permanência de sua trajetória e de seus ensinamentos.

Disponível em: <https://www.travessa.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – O texto acima é:

a) uma notícia sobre o livro Jesus – O homem mais amado da História.

b) uma resenha do livro Jesus – O homem mais amado da História.

c) uma crônica sobre o livro Jesus – O homem mais amado da História.

d) um artigo de opinião sobre o livro Jesus – O homem mais amado da História.

 

Questão 2 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto:

R.

 

Questão 3 – A passagem que introduz o texto consiste em:

a) uma citação do autor do livro Jesus – O homem mais amado da História.

b) uma comparação com o livro Jesus – O homem mais amado da História.

c) uma apresentação do autor do livro Jesus – O homem mais amado da História.

d) um comentário avaliativo sobre o autor do livro Jesus – O homem mais amado da História.

 

Questão 4 – Em “Jesus: O homem mais amado da História”, o termo “mais”:

a) abrange o sentido de “amado”.

b) intensifica o sentido de “amado”.

c) explica o sentido de “amado”.

d) determina o sentido de “amado”.

 

Questão 5 – Aponte o trecho em que se registra uma opinião sobre o livro Jesus – O homem mais amado da História:

a) “O escritor e jornalista Rodrigo Alvarez tomou como base as fontes arqueológicas […]”

b) “[…] viajou pelos mesmos lugares percorridos por Jesus em seu tempo […]”

c) “[…] os passos do pregador que, ao mesmo tempo Deus e homem, ensinou a amar […]”

d) “Com uma narrativa elegante, acessível e guiada pelos fatos, além de ricamente ilustrado […]”

 

Questão 6 – Em “[…] viajou pelos mesmos lugares […]”, o vocábulo “viajou” tem como referente:

a) “O escritor e jornalista Rodrigo Alvarez”

b) “Jesus”

c) “Deus”

d) “homem”

 

Questão 7 – No fragmento “[…] ensinou a amar, mudou o curso da humanidade e dividiu a História em antes e depois.”, os verbos destacados indicam:

a) ações de Jesus.

b) estados de Jesus.

c) sentimentos de Jesus.

d) características de Jesus.

 

Questão 8 – No segmento “[…] a vida do homem cuja história mantém seu vigor e interesse há mais de dois mil anos.”, o pronome “cuja” estabelece uma relação de:

a) lugar

b) tempo

c) modo

d) posse

 

Questão 9 – O texto evidencia a finalidade da obra Jesus – O homem mais amado da História, escrita por Rodrigo Alvarez. Localize-a:

R.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário