Interpretação de texto: Resenha de filme – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de Pets – A Vida Secreta dos Bichos. Vamos saber mais a respeito desse filme? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Pets – A Vida Secreta dos Bichos

    Tudo começa quando os donos saem e deixam em casa seus animaizinhos de estimação. Assim como em Toy Story, quando as pessoas dormem os brinquedos se divertem, aqui é só trocar brinquedos por pets.

    Entre eles é Max que mais adora sua dona. Quando ela sai, tudo o que faz é esperar sua volta, mas quando volta com outro cão, o enorme Duke, Max não fica bem. Ele fará de tudo para que ela tire Duke de lá.

    Com uma trilha sonora para lá de boa, Max e Duke se envolvem em muitas confusões e são caçados pela carrocinha, além de se envolverem com a turma do submundo dos esgotos.

    O mais engraçado é que os animais mais fofos são os mais perigosos e isso faz com que tenhamos muitas surpresas. […]

Na dublagem original, temos as vozes dos atores Louis C.K., Eric Stonestreet, Kevin Hart e Lake Bell. Por aqui, ganhamos as vozes de Danton Mello, Tiago Abravanel, Luis Miranda e Tatá Werneck.

    Produzido pela Illumination Entertainment, a mesma de Meu Malvado Favorito, Minions, Hop: Rebeldes Sem Páscoa e Lorax, a empresa veio para ficar.

    A mensagem é sobre o amor pelos animais, mas o objetivo é provocar boas risadas.

Graça Vignolo de Siqueira. “Em Pauta”. (Com cortes e adaptações).
Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/empauta/pets-a-vida-secreta-dos-bichos/>.

 

Questões

 Questão 1 – A resenha acima é do filme:

(     ) “Toy Story”.

(     ) “Meu Malvado Favorito”.

(     ) “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”.

 

Questão 2 – O trecho “Tudo começa quando os donos saem e deixam em casa seus animaizinhos de estimação.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – No fragmento “Assim como em Toy Story, quando as pessoas dormem os brinquedos se divertem, aqui é só trocar brinquedos por pets.”, a autora do texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) faz uma comparação.

(     ) expressa uma possibilidade.

 

Questão 4 – No segmento “Ele fará de tudo para que ela tire Duke de lá.”, o fato grifado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 5 – Releia esta passagem do texto:

“Com uma trilha sonora para lá de boa, Max e Duke se envolvem em muitas confusões e são caçados pela carrocinha, além de se envolverem com a turma do submundo dos esgotos.”

Agora, identifique uma opinião:

(     ) “Com uma trilha sonora para lá de boa”.

(     ) “Max e Duke se envolvem em muitas confusões e são caçados pela carrocinha”.

(     ) “além de se envolverem com a turma do submundo dos esgotos”.

 

Questão 6 – Assinale o fato que, segundo a autora do texto, “faz com que tenhamos muitas surpresas” no filme “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”:

(     ) “é Max que mais adora sua dona”.

(     ) “quando volta com outro cão, o enorme Duke, Max não fica bem”.

(     ) “os animais mais fofos são os mais perigosos”.

 

Questão 7 – Em “Por aqui, ganhamos as vozes de Danton Mello, Tiago Abravanel, Luis Miranda e Tatá Werneck.”, o vocábulo destacado refere-se:

 

 

Questão 8 – Na parte “A mensagem é sobre o amor pelos animais, mas o objetivo é provocar boas risadas.”, o termo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “por isso”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: