Interpretação de texto: Resenha de documentário – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha do documentário Bird of Prey. Ele “é uma produção do Laboratório de Ornitologia de Cornell que apresenta uma das aves mais ameaçadas do planeta: a águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi)”. Vamos saber mais a respeito desse documentário? Então, leia com muita atenção a resenha! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Documentário: “Bird of Prey”

    “Bird of Prey” é uma produção do Laboratório de Ornitologia de Cornell que apresenta uma das aves mais ameaçadas do planeta: a águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi). Essa ave de rapina é endêmica de quatro ilhas da República das Filipinas (ou seja, somente pode ser encontrada nessas ilhas e em nenhum outro lugar) e sua população diminuiu muito nas últimas décadas por causa dos desmatamentos e da caça.

    O documentário mostra o importante trabalho de conservação e educação ambiental realizado pela Philippine Eagle Fundation. Também divulga registros raríssimos do dia a dia de um filhote de águia-das-filipinas sendo cuidado pelos pais, em vida livre. O ninho encontra-se a dezenas de metros de altura e há muitas cenas mostrando o desafio que isso representou para os cinegrafistas.

    O líder da equipe é o americano Neil Retting, que já havia participado de uma expedição para registrar a águia-das-filipinas há mais de 30 anos, quando existiam pouquíssimas informações sobre a espécie. Aos 64 anos, Neil voltou às Filipinas para fazer novos registros e mostrar os esforços que têm sido feitos para garantir a sobrevivência da ave.

    “Bird of Prey” está disponível em algumas plataformas de streaming e as vendas serão revertidas para projetos de conservação da águia-das-filipinas. Infelizmente, o documentário é em inglês e não há nenhuma legenda em português disponível, pelo menos até o momento.

Natália Allenspach.
Disponível em: <https://apassarinhologa.com.br/documentario-bird-of-prey/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é uma resenha do documentário “Bird of Prey”. Transcreva a passagem em que a autora apresenta esse documentário:

 

Questão 2 – No segmento “Essa ave de rapina é endêmica de quatro ilhas da República das Filipinas […]”, o texto refere-se à ave:

 

Questão 3 – Em “(ou seja, somente pode ser encontrada nessas ilhas e em nenhum outro lugar)”, a autora da resenha:

(     ) explica.

(     ) conclui.

(     ) justifica.

 

Questão 4 – Segundo o texto, a população da águia-das-filipinas “diminuiu muito nas últimas décadas”. Aponte os motivos dessa diminuição:

 

Questão 5 – No fragmento “O líder da equipe é o americano Neil Retting, que havia participado de uma expedição […]”, o termo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Na parte “Aos 64 anos, Neil voltou às Filipinas para fazer novos registros e mostrar os esforços que têm sido feitos para garantir a sobrevivência da ave.”, o texto revela:

(     ) as condições da volta de Neil às Filipinas aos 64 anos.

(     ) as finalidades da volta de Neil às Filipinas aos 64 anos.

(     ) as consequências da volta de Neil às Filipinas aos 64 anos.

 

Questão 7 – Releia:

“Bird of Prey’ está disponível em algumas plataformas de streaming e as vendas serão revertidas para projetos de conservação da águia-das-filipinas.”

Nesse trecho, o vocábulo grifado indica:

(     ) fatos que se somam sobre o documentário “Bird of Prey”.

(     ) fatos que se alternam sobre o documentário “Bird of Prey”.

(     ) fatos que se contrastam sobre o documentário “Bird of Prey”.

 

Questão 8 – Identifique o segmento que contém uma opinião da autora:

(     ) “Também divulga registros raríssimos do dia a dia de um filhote de águia-das-filipinas […]”

(     ) “O ninho encontra-se a dezenas de metros de altura […]”

(     ) “Infelizmente, o documentário é em inglês e não há nenhuma legenda em português […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: