Atividade de interpretação de texto, focada nos alunos do sexto ano do ensino fundamental, permite o desenvolvimento de diversificadas habilidades de leitura. As questões baseiam-se no texto Ratos gostam de queijo? Verdade ou mito? Você sabe a resposta? Não? Então, não deixe de conferir o curioso texto!
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Ratos gostam de queijo? – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ratos gostam de queijo? – 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ratos gostam de queijo? – 6º ano – Modelo editável
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Ratos gostam de queijo?
Verdade ou mito?
O rato doméstico gosta tanto de queijo quanto de qualquer outra comida que ele possa levar da sua cozinha. A espécie é onívora: ingere todos os tipos de alimento de origem animal ou vegetal. O que acontece, segundo os cientistas, é que esses bichos são atraídos por refeições de cheiros fortes. Então, é mais fácil eles irem atrás de queijo, bacon ou leite do que de outros alimentos sem odor. Mas na hora da fome, os roedores topam tudo!
E você sabe qual é a diferença entre rato e camundongo? Os dois são roedores e a principal diferença entre eles é o tamanho. Os ratos, mais conhecidos como ratos-de-telhado, chegam a 19 centímetros de comprimento, têm cauda longa e fina e escalam muito bem (sobem em árvores, fios e telhados).
Já os camundongos são pequenos, atingindo 7 centímetros de comprimento. Eles vivem escondidos em tocas construídas em paredes, armários, caixas e outros lugares protegidos. Por não gostarem muito de andar, fazem as tocas perto de um lugar com comida.
No Brasil, ainda são comuns as ratazanas: maiores, elas atingem 26 centímetros de comprimento, vivem nos esgotos e não conseguem subir nos canos, árvores, calhas e outros locais altos.
Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto acima atende ao objetivo de:
a) dar uma notícia.
b) apresentar uma explicação.
c) expor uma opinião.
d) narrar uma história.
Questão 2 – O conteúdo do texto lido é de natureza:
a) jornalística
b) humorística
c) científica
d) didática
Questão 3 – De acordo com o texto, os ratos domésticos são onívoros porque:
a) “[…] ingerem todos os tipos de alimento de origem animal ou vegetal.”
b) “[…] são atraídos por refeições de cheiros fortes.”
c) “[…] é mais fácil eles irem atrás de queijo, bacon ou leite […]”
d) “[…] têm cauda longa e fina e escalam muito bem […]”
Questão 4 – Assinale o adjetivo que apresenta o sentido equivalente à locução “sem odor”:
a) incomuns.
b) insípidos.
c) inodoros.
d) incolores.
Questão 5 – Relacione, numerando conforme indicação:
- Características dos ratos
- Características dos camundongos
- Características das ratazanas
( ) “[…] vivem escondidos em tocas construídas em paredes, armários, caixas […]”
( ) “[…] chegam a 19 centímetros de comprimento […]”
( ) “[…] atingem 26 centímetros de comprimento […]”
( ) “[…] têm cauda longa e fina e escalam muito bem […]”
( ) “[…] vivem nos esgotos e não conseguem subir nos canos, árvores, calhas […]”
( ) “[…] são pequenos, atingindo 7 centímetros de comprimento.”
Questão 6 – No trecho “Mas na hora da fome, os roedores topam tudo!”, a conjunção “mas” estabelece uma relação de:
a) comparação
b) conclusão
c) adição
d) oposição
Questão 7 – Na passagem “Por não gostarem muito de andar, fazem as tocas perto de um lugar com comida.”, a preposição “por” indica a ideia de:
a) finalidade
b) causa
c) modo
d) lugar
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.