Interpretação de texto: A Raposa e o Macaco – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, o texto utilizado nesta atividade é “A Raposa e o Macaco”.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

A Raposa e o Macaco

    Numa grande reunião entre todos os animais, que fora organizada para eleger um novo líder, foi solicitado que o Macaco fizesse sua apresentação.

    Ele se saiu tão bem com suas cambalhotas, pantomimas, caretas e guinchos, que os animais ali presentes não puderam deixar de ficar impressionados com toda aquela encenação e jogo teatral.

    E entusiasmados com tamanha performance, daquele dia em diante, resolveram elegê-lo como seu novo Rei.

    A Raposa, que não votara no Macaco, estava aborrecida com os demais animais por terem eleito um líder, a seu ver, tão desqualificado, uma vez que levaram em conta apenas as aparências, o espetáculo, o circo típico dos políticos, coisas que, para ela, não tinha valor algum como atributo pessoal.

    Um dia, caminhando pela floresta, ela encontrou uma armadilha com um pedaço de carne. Correu até o Rei Macaco e lhe disse que encontrara um rico tesouro, mas, que nele não tocara, porque por direito, pertencia a sua majestade, claro, o Macaco.

    O pretensioso e ganancioso Macaco, embriagado com a vaidade de sua aparente importância, e de olho na prenda, sem pensar duas vezes, seguiu a Raposa até a armadilha. E tão logo viu o pedaço de carne ali agarrado, sem pensar duas vezes, estendeu o braço para pegá-lo. Assim, acabou também ficando preso. A Raposa, ao seu lado, deu uma gargalhada.

    “Você pretende ser um Rei,” ela disse, “no entanto, mostra-se incapaz de cuidar até de si mesmo…”

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quais são os personagens principais da história?

R:

 

3) Qual era o motivo da reunião? E qual foi o resultado?

R: 

 

4) O que achou a Raposa da eleição?

R: 

 

5) O que a Raposa fez para provar seu ponto de vista?

R: 

 

6) Faça uma ilustração da história.

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: