Interpretação de texto: Que decisão difícil – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto: Que decisão difícil.

    Esta atividade língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Que decisão difícil

     Aníbal tem um amigo muito divertido chamado Carlitos, por quem nutre respeito. Um dia, passando por uma feira, o animo de Aníbal roubou doces e o vendedor viu. Aníbal disse a Carlitos que ele cometera um crime e que precisaria reparar o erro. Então, seu amigo disse que devolveria os doces no outro dia.

    No outro dia, Aníbal viu Carlitos escrevendo no muro na escola. A diretora quis saber quem havia feito aquele abuso e pediu que a pessoa tivesse bom caráter para se apresentar até o final da semana.

    Quando estava jogando bola, o time de Aníbal fez um gol. Carlitos não teve esportividade e ficou bravo, chutando a bola com força e quebrando o vidro da casa do pai de Aníbal. Aníbal percebeu que Carlitos não era mais um bom amigo e, então resolveu conversar com ele sobre isso. Mas Carlitos não o ouviu e ainda ficou bravo. Aníbal precisou criar uma situação para o bem de Carlitos.

    Aníbal, então, disse para a diretora que vira Carlitos escrevendo no muro, mas achava que ele poderia confessar o fato por sua livre vontade. Carlitos foi chamado pela diretora, mas ele não confessou que escrevera no muro e somente foi advertido. Então, Aníbal viu-se em outra difícil situação: evitar alguém que já fora seu amigo. Mas, talvez, Carlitos tenha aprendido a lição.

 

Questões

1) Qual o título do texto?

R.

 

2) Quem é o amigo muito divertido de Aníbal?

R.

 

3) O que Aníbal percebeu sobre Carlitos?

R.

 

4) Como Carlitos reagiu quando Aníbal foi conversar com ele?

R.

 

5) Quando Carlitos foi chamado pela diretora, ele admitiu seu erro?

R.

 

6) O que Aníbal teve que decidir depois disso?

R.

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: