Início Série7º ano Interpretação de texto: Que atleta – 7º ano

Interpretação de texto: Que atleta – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre um atleta. Se participasse das Olimpíadas, a suçuarana seria candidata à medalha de ouro na categoria salto em distância. Demais, não? Vamos conhecer melhor a suçuarana? Então, leia com atenção o texto “Que atleta”! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Que atleta!

    Se participasse das Olimpíadas, a suçuarana seria candidata à medalha de ouro na categoria salto em distância. Pudera! Mamífero da família felidade, esse, digamos, grande gato consegue saltar até seis metros e é ainda capaz de pular de uma altura de quinze metros, o equivalente a um prédio de cinco andares. O corpo comprido e esguio proporciona agilidade. Os representantes dessa espécie podem chegar perto dos dois metros de comprimento. Os machos costumam pesar até setenta e dois quilos e as fêmeas, até quarenta e oito quilos.

    O talento atlético e suas fortes garras são aliados da suçuarana na caça. Ela captura desde grandes animais – como capivaras, veados e catetos – até aves, répteis e pequenos roedores. Depois que se sente satisfeita, tem o hábito de esconder as sobras da caçada para comer mais tarde.

    A gestação da suçuarana dura cerca de 95 dias. Ao final desse período, nascem de um a quatro filhotes pesando, em média, 440 gramas. Os filhotes são pintadinhos, mas, por volta dos seis meses, passam a ter os pelos iguais aos dos pais. Até um ano e meio, eles contam com os cuidados e a proteção da mãe.

    Como a maioria dos felinos, a suçuarana cuida de seus pelos macios com sessões diárias de lambidas diárias. […] Esse animal gosta de andar sozinho e passear quando o Sol já está se pondo, mas nunca se afasta muito do lugar escolhido para morar. A suçuarana não aprecia muitas visitas e mantém sua casa sempre bem vigiada.

    A destruição do habitat da suçuarana dificulta sua busca por alimento e de lugar para morar. Por isso, muitas vezes, ela se arrisca a aparecer perto dos povoados em busca de comida, principalmente, próximo das casas onde há criação de galinhas, patos e porcos. Na maioria das vezes, acaba sendo morta por criadores, que saem em defesa de seus animais.

    A vida na Terra depende do equilíbrio da fauna e da flora. Os governos precisam oferecer educação e planos de preservação. E nós podermos dar pequenas contribuições para defender não só a suçuarana, mas todo o ambiente em que ela e outros animais vivem. Dar destino certo ao lixo que produzimos, evitar o desperdício de água e buscar conhecimento sobre a vida das demais espécies para interferirmos o mínimo possível em seu ambiente, por exemplo, é um pouco do que podemos fazer.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 179. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato sobre a suçuarana.

(     ) dar explicações sobre a suçuarana.

(     ) contar uma história sobre a suçuarana.

 

Questão 2 – Há uma opinião sobre a suçuarana na passagem:

(     ) “Que atleta!”

(     ) “O corpo comprido e esguio proporciona agilidade.”

(     ) “[…] tem o hábito de esconder as sobras da caçada para comer mais tarde.”

 

Questão 3 – Em “A gestação da suçuarana dura cerca de 95 dias.”, a expressão grifada indica:

(     ) uma quantidade certa.

(     ) uma quantidade hipotética.

(     ) uma quantidade aproximada.

 

Questão 4 – Segundo o texto, muitas vezes, a suçuarana “se arrisca a aparecer perto dos povoados em busca de comida”. Aponte o motivo:

R:

 

Questão 5 – No segmento “Como a maioria dos felinos, a suçuarana cuida de seus pelos macios com sessões diárias de lambidas diárias.”, o termo sublinhado indica:

(     ) um exemplo.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 6 – Aponte a frase em que o verbo “manter” foi empregado corretamente:

(     ) “As suçuaranas mantem sua casa sempre bem vigiada”.

(     ) “As suçuaranas mantém sua casa sempre bem vigiada”.

(     ) “As suçuaranas mantêm sua casa sempre bem vigiada”.

 

Questão 7 – No fragmento abaixo, o texto expõe um pouco do que pode ser feito pelas pessoas em proteção ao ambiente em que vivem a suçuarana e outros bichos. Grife os verbos que exprimem as possíveis ações:

“Dar destino certo ao lixo que produzimos, evitar o desperdício de água e buscar conhecimento sobre a vida das demais espécies […]”

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário