Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Quati. Segundo o texto, Os quatis passam a maior parte do tempo de vida (estimado em 15 anos) sobre as árvores. Muito curioso, não? Quer saber mais a respeito desse animal? Então, leia com atenção o texto e, em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Quati – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Quati – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Quati – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Quati
Os quatis passam a maior parte do tempo de vida (estimado em 15 anos) sobre as árvores. Para isso, formam grupos de 4 a 20 indivíduos, que se dividem na tarefa de procurar alimentos. Para isso, chegam a andar dois quilômetros. Quando esse animal não está aos pares (no período reprodutivo) ou fazendo parte de um grupo, costuma viver sozinho. Quando há escassez de frutas, sua comida preferida, aumenta a quantidade de animais em sua dieta, que podem ser de aves e insetos, a vermes, larvas e minhocas.
Como são animais diurnos, os quatis normalmente escolhem o alto das árvores para descansar à noite. Aliás, dormem enrolados, como se fossem uma bola. Só descem ao amanhecer.
Relativamente pequenos, seu peso varia de 3,5 a 6 quilos. Os machos normalmente são maiores do que as fêmeas. Embora não goste de água, costuma nadar bem. Na estampa, tem dorso marrom escuro e a cauda comprida, peluda e malhada de branco e preto. A face e o focinho são alongados.
A cabeça é larga terminando em um focinho estreito e prolongado. A pelagem tem cores variadas: alaranjada, avermelhada para o marrom escuro ou acinzentada, sobrepondo-se ao amarelo. As garras são bem desenvolvidas e os dentes caninos são grandes. “Segundo a International Union for Conservation of Nature (IUCN), essa espécie requer menos preocupação por ser comum ao longo de sua distribuição geográfica, onde seu habitat é relativamente preservado”, afirma.
Disponível em: <http://criadourooncapintada.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto acima:
( ) expor uma opinião sobre o quati.
( ) contar uma história sobre o quati.
( ) apresentar explicações sobre o quati.
Questão 2 – Segundo o texto, o quati alimenta-se preferencialmente de:
( ) “frutas”
( ) “aves e insetos”
( ) “vermes, larvas e minhocas”
Questão 3 – No segmento “Como são animais diurnos, os quatis normalmente escolhem o alto das árvores para descansar à noite.”, a palavra “Como” indica:
( ) a causa de os quatis escolherem o alto das árvores para descansar à noite.
( ) a finalidade de os quatis escolherem o alto das árvores para descansar à noite.
( ) a consequência de os quatis escolherem o alto das árvores para descansar à noite.
Questão 4 – No fragmento “Relativamente pequenos, seu peso varia de 3,5 a 6 quilos.”, o vocábulo grifado exprime:
( ) um estado dos quatis.
( ) um modo de ser dos quatis.
( ) uma característica dos quatis.
Questão 5 – O autor do texto faz uma comparação na parte:
( ) “Aliás, dormem enrolados, como se fossem uma bola.”
( ) “Embora não goste de água, costuma nadar bem.”
( ) “As garras são bem desenvolvidas e os dentes caninos são grandes.”
Questão 6 – Em “[…] comprida, peluda e malhada de branco e preto […]”, o autor caracteriza:
( ) a cauda do quati.
( ) a face do quati.
( ) a cabeça do quati.
Questão 7 – No período “Os machos normalmente são maiores do que as fêmeas.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
( ) “comumente”
( ) “esporadicamente”
( ) “instantaneamente”
Questão 8 – No trecho “As garras são bem desenvolvidas […]”, a palavra “bem”:
( ) define a característica das garras do quati.
( ) intensifica a característica das garras do quati.
( ) complementa a característica das garras do quati.
Questão 9 – As aspas foram usadas para indicar:
( ) uma opinião do autor do texto.
( ) a principal informação do texto.
( ) uma afirmação de autoria alheia.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.