Início Série8º ano Interpretação de texto: Primeiro palhaço negro brasileiro – 8º ano

Interpretação de texto: Primeiro palhaço negro brasileiro – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o primeiro palhaço negro brasileiro. Vamos conhecer a história de Benjamin de Oliveira? Então, leia com atenção o texto Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia o texto. Em seguida, responda às questões propostas:

Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente

    Era difícil encontrar uma pessoa no Rio de Janeiro entre o fim do século 19 e o início do 20 que não conhecesse o Circo Spinelli – e, principalmente, sua maior atração, Benjamin de Oliveira. O palhaço, acrobata, instrumentista, dramaturgo, produtor e ator era um dos artistas mais populares da capital do País. Foi o primeiro palhaço negro brasileiro. Há quem defenda que tenha sido o primeiro do mundo.

    Nascido na mineira Pará de Minas em 1870, fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero. No picadeiro, aprendeu as artes do trapézio e da acrobacia. Depois, migrou para outros circos e, aproveitando-se de que um dos palhaços havia ficado doente, tomou seu lugar.

    Com o tempo, Benjamin passou a elaborar os próprios espetáculos. É considerado um dos precursores do circo-teatro no País. Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento. Encenou até Shakespeare no picadeiro. Entre seus admiradores estavam o dramaturgo Artur de Azevedo e o presidente Floriano Peixoto.

    Benjamin também gravou sete discos, deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar e, em 1908, dirigiu o curta-metragem Os Guaranis, um dos primeiros filmes do cinema brasileiro.

    “Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista. Benjamin fez suas palhaçadas até 1947, quando se aposentou dos picadeiros aos 77 anos.

Disponível em: <https://almanaquebrasil.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Primeiro palhaço negro conquistou de dramaturgo a presidente”, a quem o autor do texto se refere?

R:

 

Questão 2 – No trecho “Foi o primeiro palhaço negro brasileiro.”, o autor expõe:

(     ) um fato certo.

(     ) um fato suposto.

(     ) um fato provável.

 

Questão 3 – No segmento “[…] fugiu de casa aos 12 anos para seguir o Circo Sotero.”, o vocábulo “para” expressa:

(     ) o motivo de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

(     ) a finalidade de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

(     ) a  consequência de Benjamin Oliveira ter fugido de casa.

 

Questão 4 – Na passagem “Escreveu peças como Vingança Operária, Matutos da Cidade e A Noiva do Sargento.”, a palavra grifada indica:

(     ) exemplos de peças escritas por Benjamin Oliveira.

(     ) um contraste entre peças escritas por Benjamin Oliveira.

(     ) uma comparação entre peças escritas por Benjamin Oliveira.

 

Questão 5 – Na oração “Encenou até Shakespeare no picadeiro.”, o termo “até” foi usado para:

(     ) priorizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

(     ) enfatizar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

(     ) acrescentar o fato de Benjamin de Oliveira ter encenado Shakespeare no picadeiro.

 

Questão 6 – Segundo o texto, em 1908, Benjamin de Oliveira:

(     ) “gravou sete discos”.

(     ) “deu espaço para Catulo da Paixão Cearense se apresentar”.

(     ) “dirigiu o curta-metragem Os Guaranis”.

 

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:

“Foi o mais ousado exemplo de fusão cultural negro-americano-europeu jamais tentada em qualquer parte do mundo”, exalta o rigoroso pesquisador José Ramos Tinhorão sobre uma peça do artista.

 Nesse fragmento, as aspas indicam:

(     ) uma avaliação feita pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

(     ) uma explicação dada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

(     ) uma hipótese levantada pelo pesquisador José Ramos Tinhorão.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido é:

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

(     ) um artigo de opinião.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

2 comentários

Norma Sueli Elias Ferreira 9 de setembro - 22:06

Gente, tenho muita gratidão pelos trabalhos tão bem feitos que vocês produzem e eu uso muuuito com meus alunos!
Já fiquei até um pouco constrangida, como se estivesse usando e abusando do lindo trabalho de vocês!

Responder
Denyse Lage Fonseca 12 de setembro - 17:15

Olá, professora Norma Sueli!

Suas palavras engrandecem demais o nosso trabalho, motivando-nos imensamente!

Para nós, é extremamente gratificante o fato de o Acessaber fazer parte do seu trabalho! Por isso, volte sempre!

Muito obrigada pela presença contínua!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário