Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do 7º ano, visa ao desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura. O reflexivo texto intitula-se Primavera.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Primavera – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Primavera – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Primavera – 7º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A primavera
A professora, no mês de maio, pediu às crianças que, na hora do recreio, saíssem à rua e trouxessem qualquer coisa de belo, de lindo.
Quando regressaram, foram mostrando várias coisas e explicando-as.
A primeira disse:
– Eu colhi esta flor, porque, para mim, ela é muito linda.
A segunda, com um brilho nos olhos, disse:
– Eu apanhei esta borboleta. Veja como são coloridas as suas asas!
A terceira disse:
– Eu trouxe este passarinho que estava no seu ninho.
E assim foram passando todas as crianças. A professora notou que uma menina tinha ficado em silêncio.
– Então, não trouxeste nada?
A criança, timidamente, respondeu:
– Desculpe, senhora professora. Vi a linda flor, mas não tive coragem de cortá-la. Vi a linda borboleta, mas não quis fazê-la prisioneira. Vi também o passarinho, mas preferi deixá-lo no aconchego do seu ninho. Por isso, não trouxe nada.
A professora concluiu:
– Tu trouxeste a coisa mais bela: o amor e o respeito às plantas e aos animais.
Disponível em: http://www.historias-infantis.com/a-primavera/. Acesso em: 29/08/16.
pixabay.com
Questões
Questão 1 – A finalidade do texto é:
a) informar
b) ensinar
c) divulgar
d) divertir
Questão 2 – O clímax da história se encontra em:
a) “A professora […] pediu às crianças que […] trouxessem qualquer coisa de belo, de lindo.”
b) “Quando regressaram, foram mostrando várias coisas e explicando-as.”
c) “A professora notou que uma menina tinha ficado em silêncio.”
d) “Por isso, não trouxe nada.”
Questão 3 – Na parte “– Tu trouxeste a coisa mais bela: o amor e o respeito às plantas e aos animais.”, os dois pontos introduzem:
a) uma explicação
b) uma citação
c) uma enumeração
d) uma exemplificação
Questão 4 – Marque o trecho em que o verbo sublinhado não indica uma ação:
a) “A professora, no mês de maio, pediu às crianças que […]”
b) “Quando regressaram, foram mostrando várias coisas e explicando-as.”
c) “Veja como são coloridas as suas asas!”
d) “– Eu trouxe este passarinho que estava no seu ninho.”
Questão 5 – Identifique a que se refere o termo destacado, numerando conforme orientação:
- o passarinho
- esta borboleta
- a linda flor
- esta flor
- a linda borboleta
( ) “[…] porque, para mim, ela é muito linda.”
( ) “Veja como são coloridas as suas asas!”
( ) “[…] mas não tive coragem de cortá-la.”
( )“[…] mas não quis fazê-la prisioneira.”
( ) “[…] mas preferi deixá-lo no aconchego do seu ninho.”
Questão 6 – Em “A criança, timidamente, respondeu:”, a palavra grifada indica:
a) lugar
b) modo
c) tempo
d) dúvida
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Olá, encontrei seu site e resolvi aproveitar a atividade do texto “A primavera” para minha turma do 6o ano.
Resolvi criar algumas atividades, para agregar a minha proposta de trabalho com a turma. Compartilho abaixo minhas atividades, pois pode ser que alguém também possa se beneficiar delas.
1) Aponte o tipo textual de “A primavera”. ________________________
2) Considere a ideia principal do texto, aponte um novo título para esta história e justifique sua resposta.
3) Apenas uma das crianças não levou o objeto solicitado pela professora e também não se manifestou, esperando que a Mestra lhe dirigisse a palavra questionando o silêncio da menina. Aponte qual teria sido a sua atitude diante de situação semelhante.
4) Na história, a menina diz à professora que não levou nenhum objeto porque queria preservar a natureza. Defenda seu ponto de vista sobre a importância de haver harmonia entre os seres vivos que compõem a natureza.
ATENÇÃO: Foco enunciativo em 3ª pessoa, ok?
Bom trabalho a todos!
acrescentei atividades pra minha turma tbm – Questão 7- Além da primavera quais são as outras estações do ano?
Questão 8 – Quais são as principais características da primavera?
Questão 9 -Quais tipos de flores você encontra na região onde mora?