Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre pintas. Você sabe por que temos pintas? Não? Então, vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Por que temos pintas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Por que temos pintas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Por que temos pintas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que nós temos pintas?
A nossa pele pode ser mais clara ou mais escura, devido a uma substância chamada melanina, que é produzida pelas células que existem lá. As pintas são lugares onde a melanina ficou acumulada. É como se você pintasse uma folha de papel de uma cor só, mas depois disso deixasse cair respingos de tinta em alguns pontos.
Algumas pintas você já tem desde o nascimento. Outras vão aparecendo com o tempo. Alguns fatores do ambiente, como os raios solares, facilitam a formação de novas pintas. Você já percebeu que, em geral, pessoas mais velhas têm mais pintas? É porque elas já tomaram sol durante muito mais tempo que você.
Existem vários tipos de pintas. Por exemplo, tem as que são lisinhas ou as que parecem um montinho. Além das pintas, existem as sardas, que geralmente são mais clarinhas e mais visíveis nas pessoas de pele muito branca. Esse tipo de pinta é herdado dos pais através do DNA. Em geral, uma pessoa só pode ter sardas se pelo menos um dos pais também tiver. Mas filho de pais com sardas podem nascer sem esse tipo de pinta.
A gente tem que se preocupar de verdade com uma pinta, se ela começar a crescer muito ou de repente mudar de aparência. Nessas horas pode ser importante procurar um médico. Fora isso, uma pinta pode até dar um charme especial!
Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/por-que-nos-temos-pintas/>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Observe esta passagem do texto:
“A nossa pele pode ser mais clara ou mais escura, devido a uma substância chamada melanina, que é produzida pelas células que existem lá.”
A expressão grifada introduz:
( ) a causa de um fato.
( ) a finalidade de um fato.
( ) a consequência de um fato.
Questão 2 – No segmento “É como se você pintasse uma folha de papel de uma cor só, mas depois disso deixasse cair respingos de tinta em alguns pontos.”, o autor do texto:
( ) dá um conselho.
( ) faz uma comparação.
( ) apresenta uma conclusão.
Questão 3 – Segundo o texto, “em geral, pessoas mais velhas têm mais pintas”, pois:
( ) nasceram com algumas pintas.
( ) os raios solares levam ao surgimento de pintas.
( ) tomaram mais sol, por causa do tempo de vida, do que pessoas mais jovens.
Questão 4 – Releia este trecho:
“[…] geralmente são mais clarinhas e mais visíveis nas pessoas de pele muito branca.”
O autor refere-se:
( ) às sardas.
( ) às pintas lisinhas.
( ) às pintas que parecem um montinho.
Questão 5 – Na parte “A gente tem que se preocupar de verdade com uma pinta […]”, a expressão sublinhada é um exemplo da linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Questão 6 – No fragmento “Fora isso, uma pinta pode até dar um charme especial!”, o termo destacado foi usado para:
( ) definir informações.
( ) retomar informações.
( ) complementar informações.
Questão 7 – O texto sobre as pintas tem o objetivo de:
( ) explicar algo.
( ) contar uma história.
( ) expor um ponto de vista.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.