Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre cera de ouvido. Ela pode até ser nojenta, mas é como um escudo que protege nossa orelha e uma película bem fina e essencial para ouvirmos os sons, o tímpano. Vamos saber mais a respeito dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Por que temos cera no ouvido – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Por que temos cera no ouvido – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Por que temos cera no ouvido – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que temos cera no ouvido?
Você sabia que essa coisa amarelada, pegajosa e brilhante que temos na orelha também se chama cerume? Isso mesmo: CE-RU-ME! Ela pode até ser nojenta, mas é como um escudo que protege nossa orelha e uma película bem fina e essencial para ouvirmos os sons, o tímpano. Além disso, a cera pode impedir a proliferação de fungos e bactérias e também o acúmulo de sujeiras. Viu só o papel importante que a cera tem?
Agora eu te pergunto: como você limpa sua orelha? Limpa por dentro ou por fora? Usa cotonetes, pano ou dedo para retirar a cera?
Os especialistas em ouvidos, os otorrinolaringologistas, ufa… não recomendam retirarmos totalmente a cera lá de dentro. Não se preocupe, pois a cera costuma cair para fora da orelha sozinha. Além disso, cutucar a parte de dentro pode ferir o tímpano e impedir que o excesso da cera seja eliminado naturalmente. Mas olha só, se a cera estiver te incomodando, conte a um adulto.
Ah, vou te contar uma curiosidade: no Brasil, usa-se orelha em vez de ouvido para falarmos de todo o órgão da audição, ou seja, tanto da parte externa que conseguimos ver como da parte de dentro.
Amanda Martins.
Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/>.
Acesso em: 05 de janeiro de 2020.
Questões
Questão 1 – Na passagem “[…] uma película bem fina e essencial para ouvirmos os sons […]”, a autora do texto refere-se:
( ) à cera.
( ) à orelha.
( ) ao tímpano.
Questão 2 – Na pergunta feita pela autora, “Usa cotonetes, pano ou dedo para retirar a cera?”, o termo “para” estabelece uma relação de:
( ) causa.
( ) destino.
( ) finalidade.
Questão 3 – Em “[…] como você limpa sua orelha?”, “como” indica:
( ) modo.
( ) exemplo.
( ) comparação.
Questão 4 – Na parte “Os especialistas em ouvidos, os otorrinolaringologistas, ufa…”, o termo destacado exprime o sentimento de:
( ) alívio após escrever ou dizer a palavra difícil.
( ) alegria após escrever ou dizer a palavra difícil.
( ) surpresa após escrever ou dizer a palavra difícil.
Questão 5 – No trecho “Não se preocupe, pois a cera costuma cair para fora da orelha sozinha.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “mas”.
( ) “porque”.
( ) “por isso”.
Questão 6 – Releia este segmento do texto:
“Além disso, cutucar a parte de dentro pode ferir o tímpano e impedir que o excesso da cera seja eliminado naturalmente.”
Pode-se afirmar que “e” inicia um fato que:
( ) justifica outro.
( ) se soma a outro.
( ) se contrasta com outro.
Questão 7 – Em “Mas olha só, se a cera estiver te incomodando, conte a um adulto.”, a autora:
( ) faz um pedido.
( ) dá uma orientação.
( ) exprime um desejo.
Questão 8 – No fragmento “[…] o órgão da audição, ou seja, tanto da parte externa que conseguimos ver como da parte de dentro.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma explicação dada pela autora.
( ) uma hipótese levantada pela autora.
( ) uma conclusão apresentada pela autora.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.