Início Série5º ano Interpretação de texto: Por que temos cera no ouvido – 5º ano

Interpretação de texto: Por que temos cera no ouvido – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre cera de ouvido. Ela pode até ser nojenta, mas é como um escudo que protege nossa orelha e uma película bem fina e essencial para ouvirmos os sons, o tímpano.  Vamos saber mais a respeito dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Por que temos cera no ouvido?

    Você sabia que essa coisa amarelada, pegajosa e brilhante que temos na orelha também se chama cerume? Isso mesmo: CE-RU-ME!  Ela pode até ser nojenta, mas é como um escudo que protege nossa orelha e uma película bem fina e essencial para ouvirmos os sons, o tímpano. Além disso, a cera pode impedir a proliferação de fungos e bactérias e também o acúmulo de sujeiras. Viu só o papel importante que a cera tem?

    Agora eu te pergunto: como você limpa sua orelha? Limpa por dentro ou por fora? Usa cotonetes, pano ou dedo para retirar a cera? 

    Os especialistas em ouvidos, os otorrinolaringologistas, ufa… não recomendam retirarmos totalmente a cera lá de dentro. Não se preocupe, pois a cera costuma cair para fora da orelha sozinha. Além disso, cutucar a parte de dentro pode ferir o tímpano e impedir que o excesso da cera seja eliminado naturalmente. Mas olha só, se a cera estiver te incomodando, conte a um adulto.

    Ah, vou te contar uma curiosidade: no Brasil, usa-se orelha em vez de ouvido para falarmos de todo o órgão da audição, ou seja, tanto da parte externa que conseguimos ver como da parte de dentro.

Amanda Martins.
Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/>.
Acesso em: 05 de janeiro de 2020.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] uma película bem fina e essencial para ouvirmos os sons […]”, a autora do texto refere-se:  

(     ) à cera.

(     ) à orelha.

(     ) ao tímpano.

 

Questão 2 – Na pergunta feita pela autora, “Usa cotonetes, pano ou dedo para retirar a cera?”, o termo “para” estabelece uma relação de:

(     ) causa.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 3 – Em “[…] como você limpa sua orelha?”, “como” indica:

(     ) modo.

(     ) exemplo.

(     ) comparação.

 

Questão 4 – Na parte “Os especialistas em ouvidos, os otorrinolaringologistas, ufa…”, o termo destacado exprime o sentimento de:

   ) alívio após escrever ou dizer a palavra difícil.

(     ) alegria após escrever ou dizer a palavra difícil.

(     ) surpresa após escrever ou dizer a palavra difícil.

 

Questão 5 – No trecho “Não se preocupe, pois a cera costuma cair para fora da orelha sozinha.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “porque”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 6 – Releia este segmento do texto:

“Além disso, cutucar a parte de dentro pode ferir o tímpano e impedir que o excesso da cera seja eliminado naturalmente.”

Pode-se afirmar que “e” inicia um fato que:

(     ) justifica outro.

(     ) se soma a outro.

(     ) se contrasta com outro.

 

Questão 7 – Em “Mas olha só, se a cera estiver te incomodando, conte a um adulto.”, a autora:

(     ) faz um pedido.

(     ) dá uma orientação.

(     ) exprime um desejo.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] o órgão da audição, ou seja, tanto da parte externa que conseguimos ver como da parte de dentro.”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma explicação dada pela autora.

(     ) uma hipótese levantada pela autora.

(     ) uma conclusão apresentada pela autora.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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