Início Série5º ano Interpretação de texto: Por que a lista é tão importante? – 5º ano

Interpretação de texto: Por que a lista é tão importante? – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma lista muito importante. Que lista é essa, hein? E por que ela é muito importante? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Por que a lista é tão importante?

    A resposta é simples: a lista dos animais ameaçados é uma base para que o Brasil atue na conservação da sua fauna, que é um patrimônio natural. Assim, qualquer espécie que seja avaliada como ameaçada deve ter prioridade do governo brasileiro para que tenha sua existência na natureza assegurada. Isso orienta diferentes ações, como a elaboração de planos de ação no país inteiro que dizem o que deve ser feito para combater ameaças que colocam em risco as espécies e os seus habitats.

    Além disso, quando projetos de grandes construções são propostos pelo governo ou empresas, é necessária a elaboração de um estudo sobre o meio ambiente que leva em conta a presença de espécies ameaçadas. Se é comprovado que, na localidade onde se deseja construir, há uma espécie ameaçada, isso pode até impedir o prosseguimento das obras.

    A lista também auxilia na criação de unidades de conservação, já que a principal ameaça, muitas vezes, é a modificação ou a eliminação do habitat original.  A maneira mais simples de proteger as espécies é conservar sua moradia natural. Dessa forma, ao analisar as espécies ameaçadas, o governo propõe a criação de parques ou reservas biológicas com o objetivo de garantir a conservação do ambiente e a diversidade dos animais brasileiros.

Alexandra M. R. Bezerra e Alberto Akama.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 274.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto tem a intenção de:

(     ) noticiar.

(     ) explicar.

(     ) debater.

 

Questão 2 – Em “A resposta é simples: a lista dos animais ameaçados é uma base para que o Brasil atue na conservação da sua fauna […]”, a expressão grifada introduz um fato que é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 3 – Na passagem “Assim, qualquer espécie que seja avaliada como ameaçada deve ter prioridade do governo brasileiro […]”, o termo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – O vocábulo, sublinhado no trecho “[…] para que tenha sua existência na natureza assegurada.”, poderia ser substituído por:

(     ) “garantida”.

(     ) “comprovada”.

(     ) “acompanhada”.

 

Questão 5 – Releia este segmento do texto:

Isso orienta diferentes ações, como a elaboração de planos de ação no país inteiro […]”

A palavra grifada:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 6 – Identifique o fator que, segundo o texto, pode até impedir construções em uma determinada localidade:

(     ) a eliminação do habitat original de uma espécie.

(     ) a modificação do habitat original de uma espécie.

(     ) a presença de uma espécie ameaçada de extinção.

 

Questão 7 – Na parte “[…] o governo propõe a criação de parques ou reservas biológicas […]”, o termo sublinhado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternativa.

 

Questão 8 – O texto foi construído com uma linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário