Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma lista muito importante. Que lista é essa, hein? E por que ela é muito importante? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Por que a lista é tão importante? – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Por que a lista é tão importante? – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Por que a lista é tão importante? – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que a lista é tão importante?
A resposta é simples: a lista dos animais ameaçados é uma base para que o Brasil atue na conservação da sua fauna, que é um patrimônio natural. Assim, qualquer espécie que seja avaliada como ameaçada deve ter prioridade do governo brasileiro para que tenha sua existência na natureza assegurada. Isso orienta diferentes ações, como a elaboração de planos de ação no país inteiro que dizem o que deve ser feito para combater ameaças que colocam em risco as espécies e os seus habitats.
Além disso, quando projetos de grandes construções são propostos pelo governo ou empresas, é necessária a elaboração de um estudo sobre o meio ambiente que leva em conta a presença de espécies ameaçadas. Se é comprovado que, na localidade onde se deseja construir, há uma espécie ameaçada, isso pode até impedir o prosseguimento das obras.
A lista também auxilia na criação de unidades de conservação, já que a principal ameaça, muitas vezes, é a modificação ou a eliminação do habitat original. A maneira mais simples de proteger as espécies é conservar sua moradia natural. Dessa forma, ao analisar as espécies ameaçadas, o governo propõe a criação de parques ou reservas biológicas com o objetivo de garantir a conservação do ambiente e a diversidade dos animais brasileiros.
Alexandra M. R. Bezerra e Alberto Akama.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 274.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – O texto tem a intenção de:
( ) noticiar.
( ) explicar.
( ) debater.
Questão 2 – Em “A resposta é simples: a lista dos animais ameaçados é uma base para que o Brasil atue na conservação da sua fauna […]”, a expressão grifada introduz um fato que é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 3 – Na passagem “Assim, qualquer espécie que seja avaliada como ameaçada deve ter prioridade do governo brasileiro […]”, o termo destacado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – O vocábulo, sublinhado no trecho “[…] para que tenha sua existência na natureza assegurada.”, poderia ser substituído por:
( ) “garantida”.
( ) “comprovada”.
( ) “acompanhada”.
Questão 5 – Releia este segmento do texto:
“Isso orienta diferentes ações, como a elaboração de planos de ação no país inteiro […]”
A palavra grifada:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 6 – Identifique o fator que, segundo o texto, pode até impedir construções em uma determinada localidade:
( ) a eliminação do habitat original de uma espécie.
( ) a modificação do habitat original de uma espécie.
( ) a presença de uma espécie ameaçada de extinção.
Questão 7 – Na parte “[…] o governo propõe a criação de parques ou reservas biológicas […]”, o termo sublinhado indica:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternativa.
Questão 8 – O texto foi construído com uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.