Interpretação de texto: Por que a girafa não tem voz – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma história africana. Vamos ler o texto Por que a girafa não tem voz? Em seguida,  responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Por que a girafa não tem voz

    […] O dia da corrida foi logo marcado. O leopardo, certo de que iria vencer, convocou todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona. Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.

    Assim que foi dada a largada, os dois saíram lado a lado, mas logo o leopardo tomou a dianteira. Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore e teve de abandonar a competição.

    A bicharada ficou muito decepcionada ao ver a girafa se tornar campeã. Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.

    Ninguém tinha mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável. Até que o macaco, esperto como ele só, resolveu dar um jeito na questão.

    Ele tirou um bocado de resina de uma árvore e misturou-a na ramaria que a girafa costuma mastigar. Depois, escondeu-se, esperando a falastrona chegar para comer.

    As folhas prenderam-se no comprido pescoço da girafa e, por mais que ela tossisse e cuspisse, ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre. Daí em diante, seus descendentes passaram a nascer sem voz.

Rogério Andrade Barbosa. “Histórias africanas para contar e recontar”.
SP: Editora do Brasil, 200.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “O leopardo, certo de que iria vencer, convocou todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona.”

 A que grandona a história se refere?

 

Questão 2 – Grife a seguir a palavra que introduz finalidades:

“Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.”

 

Questão 3 – De acordo com a história, o leopardo “teve de abandonar a competição”. Identifique o fragmento que revela o motivo disso:

(     ) “Assim que foi dada a largada, os dois saíram lado a lado […]”

(     ) “o leopardo tomou a dianteira”.

(     ) “Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore”.

 

Questão 4 – Na parte “A bicharada ficou muito decepcionada […]”, o vocábulo sublinhado:

(     ) define.

(     ) intensifica.

(     ) complementa.

 

Questão 5 – Na passagem “Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.”, o termo destacado:

(     ) retoma a girafa.

(     ) apresenta a girafa.

(     ) caracteriza a girafa.

 

Questão 6 – Segundo o narrador, ninguém suportava mais o blá-blá-blá da girafa. O que significa “o blá-blá-blá da girafa”?

(     ) o canto da girafa.

(     ) a gritaria da girafa.

(     ) o falatório da girafa.

 

Questão 7 – Observe o trecho:

“Ele tirou um bocado de resina de uma árvore e misturou-a na ramaria que a girafa costuma mastigar.”

O vocábulo “e” indica:

(     ) ações que se somam.

(     ) ações que se alternam.

(     ) ações que se contradizem.

 

Questão 8 – De acordo com o narrador, a girafa calou-se para sempre graças ao plano traçado e executado:

(     ) pelo leopardo.

(     ) pelo macaco.

(     ) por outro animal da floresta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: