Início Série5º ano Interpretação de texto: Por que a gente tem febre – 5º ano

Interpretação de texto: Por que a gente tem febre – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a febre. Por que a gente tem febre? Você sabe? Não? Então, vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Por que a gente tem febre?

    Quando a gente tem febre, muitas vezes, não temos vontade brincar, sentimos muito frio e temos arrepios e tremores. E isso costuma ser muito chato, não é mesmo? A febre é um sinal de que está acontecendo alguma coisa em nosso corpo e é preciso agir.

    O nosso corpo tem uma temperatura constante entre 36 e 37°C, que é controlada por uma área do cérebro chamada hipotálamo. Isso mesmo – HI-PO-TÁ-LA-MO.

    Em algumas situações, como na gripe, em infecções como infecção de garganta ou quando ficamos um tempo excessivo no sol, algumas células do nosso corpo, chamadas de leucócitos, liberam substâncias que sinalizam para o hipotálamo. Quando essas substâncias chegam pelo sangue ao hipotálamo, a temperatura do corpo aumenta e é nesse momento que temos febre!

    O aumento da temperatura funciona então como um sinal – ele diz que alguma coisa está errada no nosso corpo e que é preciso agir. Muitas vezes a febre vai embora sozinha, basta tomar alguns cuidados como tomar bastante água e um banho. Mas se ela continuar durante alguns dias, estiver acompanhado de outros sintomas ou a febre for muito alta, deve-se procurar ajuda de um adulto e de um profissional da saúde.

Amanda Martins e Débora D’ávila. Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) noticiar um fato.

(     ) expor uma opinião.

 

Questão 2 – Na passagem “E isso costuma ser muito chato, não é mesmo?”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar informações.

(     ) anunciar informações.

(     ) complementar informações.

 

Questão 3 – No trecho “A febre é um sinal de que está acontecendo alguma coisa em nosso corpo e é preciso agir.”, as autoras:

(     ) expõem uma opinião.

(     ) dão uma justificativa.

(     ) apresentam uma definição.

 

Questão 4 – No segmento “[…] liberam substâncias que sinalizam para o hipotálamo.”, as autoras do texto referem-se:

R:

 

Questão 5 – Na parte “[…] a temperatura do corpo aumenta e é nesse momento que temos febre!”, o vocábulo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Em “Muitas vezes a febre vai embora sozinha, basta tomar alguns cuidados como tomar bastante água e um banho.”, a palavra “como”:

(     ) introduz exemplos de alguns cuidados.

(     ) aponta as finalidades de alguns cuidados.

(     ) exprime a comparação entre alguns cuidados.

 

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:

“Mas se ela continuar durante alguns dias, estiver acompanhado de outros sintomas ou a febre for muito alta, deve-se procurar ajuda de um adulto e de um profissional da saúde.”

Nesse fragmento, as autoras expressam:

(     ) uma ordem.

(     ) uma sugestão.

(     ) uma orientação.

 

Questão 8 – O texto foi escrito para:

(     ) as crianças.

(     ) os adolescentes.

(     ) os adultos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário