Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do oitavo ano, sobre a performance show Poesia para todo Sampler, de Richard Serraria. Segundo o texto, trata-se de uma ação cultural dinâmica e criativa que convida os participantes a experimentarem diálogos entre a poesia e a música. Muito legal, não? Saiba mais a respeito desse espetáculo, lendo o texto! Logo após, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Poesia para todo Sampler – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Poesia para todo Sampler – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Poesia para todo Sampler – 8º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1– Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Poesia para todo Sampler”, de Richard Serraria, na Casa de Cultura Mario Quintana
A performance show “Poesia para todo Sampler”, de Richard Serraria, é uma ação cultural dinâmica e criativa que convida os participantes a experimentarem diálogos entre a poesia e a música. O espetáculo acontece no dia 22 de novembro (quinta-feira), às 18h30, na Sala Carlos Carvalho. O show faz parte do projeto “Acalanto”, que promove artistas locais selecionados através de chamada pública. A entrada é gratuita com distribuição de senhas uma hora antes.
Poeta, cancionista e doutor em Escrita Criativa Aplicada à Canção (UFRGS), Ricard Serraria apresenta tal intervenção em que são usados instrumentos de percussão, um violão e um sampler. A canção e a palavra ganham uma dimensão sensorial quando diversas paisagens sonoras são criadas através dos instrumentos e da voz. No repertório, autores como Paulo Leminski, Wally Salomão, João Cabral de Melo Neto, Mário Pirata, Lenine, Racionais MC´s, Chico Buarque e ainda canções de Richard Serraria.
Trata-se de um show autônomo e solo, com uma dimensão poética, musical e visual bem estruturadas – interligadas de forma a compor um todo bastante impactante: um músico, um violão, percussões e um sampler, poesia diversa e muitos universos sonoros. É um solo poético que parece uma banda inteira. Um espetáculo dinâmico, experimental e ao mesmo tempo bem equilibrado que prende a atenção até o último poema.
Disponível em: <http://www.ccmq.com.br>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:
( ) uma resenha do show “Poesia para todo Sampler”.
( ) uma notícia sobre o show “Poesia para todo Sampler”.
( ) um artigo de opinião sobre o show “Poesia para todo Sampler”.
Questão 2 – Na passagem “[…] promove artistas locais selecionados através de chamada pública.”, o texto refere-se:
( ) à Casa de Cultura Mario Quintana.
( ) à Sala Carlos Carvalho.
( ) ao projeto “Acalanto”.
Questão 3 – No segmento “O espetáculo acontece no dia 22 de novembro (quinta-feira), às 18h30, na Sala Carlos Carvalho.”, o autor do texto:
( ) faz um convite ao leitor.
( ) expõe um desejo ao leitor.
( ) partilha uma opinião com o leitor.
Questão 4 – Releia este fragmento do texto:
“Um espetáculo dinâmico, experimental e ao mesmo tempo bem equilibrado que prende a atenção até o último poema.”
Nesse fragmento do texto, o autor:
( ) avalia o espetáculo “Poesia para todo Sampler”.
( ) resume o espetáculo “Poesia para todo Sampler”.
( ) estabelece uma comparação com o espetáculo “Poesia para todo Sampler”.
Questão 5 – No trecho “[…] quando diversas paisagens sonoras são criadas através dos instrumentos e da voz.”, a expressão grifada indica:
( ) o meio com que as diversas paisagens sonoras são criadas.
( ) o lugar em que as diversas paisagens sonoras são criadas.
( ) o tempo com que as diversas paisagens sonoras são criadas.
Questão 6 – Na parte “[…] interligadas de forma a compor um todo bastante impactante […]”, o termo “bastante”:
( ) explica o sentido de “impactante”.
( ) intensifica o sentido de “impactante”.
( ) complementa o sentido de “impactante”.
Questão 7 – No último parágrafo do texto, os dois-pontos introduzem:
( ) uma citação
( ) uma enumeração
( ) uma exemplificação
Questão 8 – O texto foi escrito em uma linguagem:
( ) culta
( ) poética
( ) informal
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Ótimos textos e fácil entendimento por parte dos alunos
Olá, Carmem!
Ficamos felizes com a sua opinião! Muito obrigada por partilhá-la!
Volte sempre!
Denyse