Início Série8º ano Interpretação de texto: Poesia para todo Sampler – 8º ano.

Interpretação de texto: Poesia para todo Sampler – 8º ano.

por Denyse Lage Fonseca

Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do oitavo ano, sobre a performance show Poesia para todo Sampler, de Richard Serraria. Segundo o texto, trata-se de uma ação cultural dinâmica e criativa que convida os participantes a experimentarem diálogos entre a poesia e a música. Muito legal, não? Saiba mais a respeito desse espetáculo, lendo o texto! Logo após, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

“Poesia para todo Sampler”, de Richard Serraria, na Casa de Cultura Mario Quintana

    A performance show “Poesia para todo Sampler”, de Richard Serraria, é uma ação cultural dinâmica e criativa que convida os participantes a experimentarem diálogos entre a poesia e a música. O espetáculo acontece no dia 22 de novembro (quinta-feira), às 18h30, na Sala Carlos Carvalho. O show faz parte do projeto “Acalanto”, que promove artistas locais selecionados através de chamada pública. A entrada é gratuita com distribuição de senhas uma hora antes.

    Poeta, cancionista e doutor em Escrita Criativa Aplicada à Canção (UFRGS), Ricard Serraria apresenta tal intervenção em que são usados instrumentos de percussão, um violão e um sampler. A canção e a palavra ganham uma dimensão sensorial quando diversas paisagens sonoras são criadas através dos instrumentos e da voz. No repertório, autores como Paulo Leminski, Wally Salomão, João Cabral de Melo Neto, Mário Pirata, Lenine, Racionais MC´s, Chico Buarque e ainda canções de Richard Serraria.

    Trata-se de um show autônomo e solo, com uma dimensão poética, musical e visual bem estruturadas – interligadas de forma a compor um todo bastante impactante: um músico, um violão, percussões e um sampler, poesia diversa e muitos universos sonoros. É um solo poético que parece uma banda inteira. Um espetáculo dinâmico, experimental e ao mesmo tempo bem equilibrado que prende a atenção até o último poema.

Disponível em: <http://www.ccmq.com.br>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:

(     ) uma resenha do show “Poesia para todo Sampler”.

(     ) uma notícia sobre o show “Poesia para todo Sampler”.

(     ) um artigo de opinião sobre o show “Poesia para todo Sampler”.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] promove artistas locais selecionados através de chamada pública.”, o texto refere-se:

(     ) à Casa de Cultura Mario Quintana.

(     ) à Sala Carlos Carvalho.

(     ) ao projeto “Acalanto”.

 

Questão 3 – No segmento “O espetáculo acontece no dia 22 de novembro (quinta-feira), às 18h30, na Sala Carlos Carvalho.”, o autor do texto:

(     ) faz um convite ao leitor.

(     ) expõe um desejo ao leitor.

(     ) partilha uma opinião com o leitor.

 

Questão 4 – Releia este fragmento do texto:

“Um espetáculo dinâmico, experimental e ao mesmo tempo bem equilibrado que prende a atenção até o último poema.”

 

Nesse fragmento do texto, o autor:

(     ) avalia o espetáculo “Poesia para todo Sampler”.

(     ) resume o espetáculo “Poesia para todo Sampler”.

(     ) estabelece uma comparação com o espetáculo “Poesia para todo Sampler”.

 

Questão 5 – No trecho “[…] quando diversas paisagens sonoras são criadas através dos instrumentos e da voz.”, a expressão grifada indica:

(     ) o meio com que as diversas paisagens sonoras são criadas.

(     ) o lugar em que as diversas paisagens sonoras são criadas.

(     ) o tempo com que as diversas paisagens sonoras são criadas.

 

Questão 6 – Na parte “[…] interligadas de forma a compor um todo bastante impactante […]”, o termo “bastante”:

(     ) explica o sentido de “impactante”.

(     ) intensifica o sentido de “impactante”.

(     ) complementa o sentido de “impactante”.

 

Questão 7 – No último parágrafo do texto, os dois-pontos introduzem:

(     ) uma citação

(     ) uma enumeração

(     ) uma exemplificação

 

Questão 8 – O texto foi escrito em uma linguagem:

(     ) culta

(     ) poética

(     ) informal

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Carmem Lucia Gonçalves 23 de setembro - 10:50

Ótimos textos e fácil entendimento por parte dos alunos

Responder
Denyse Lage Fonseca 29 de setembro - 19:17

Olá, Carmem!

Ficamos felizes com a sua opinião! Muito obrigada por partilhá-la!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário