Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre História Natural. Vamos saber mais a respeito desse assunto? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pitadas de História Natural – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pitadas de História Natural – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pitadas de História Natural – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pitadas de História Natural
Algumas pessoas acham que ciência é sinônimo de coisas difíceis, que todos os cientistas são gênios e que, portanto, se dedicar à ciência é algo que deve dar uma dor de cabeça danada. Ora, ora… Os que dizem isso mal sabem que ciência é, em primeiro lugar, observação. Isso mesmo! Todo cientista precisa de disposição para observar e entender, nos mínimos detalhes, aquilo que lhe chamou a atenção.
Um passarinho, por exemplo, pode ser apenas um passarinho para muita gente, mas o pesquisador quer saber onde esse passarinho vive, o que ele come, como consegue alimento, como ele dorme, do que tem medo e muito, muito mais. Foi justamente assim que, no passado, a História Natural começou a se organizar.
Algumas pessoas se dedicaram a pesquisar os animais e as plantas detalhadamente, buscando entender as relações entre eles e com o ambiente em que estava. Esses cientistas eram chamados naturalistas e o dia a dia deles incluía anotar e desenhar tudo aquilo que observavam, isto é, fazer registros.
A História Natural, com o passar do tempo, deu origem às áreas que hoje conhecemos como Ecologia, Evolução e outras. Porém, continua atual e necessária para entender melhor a natureza. Gostou de saber disso? […]
Giulia B. D’Angelo e Ivan Sazima.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 264. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Ora, ora… Os que dizem isso mal sabem que ciência é, em primeiro lugar, observação.”, o termo grifado retoma uma informação. Transcreva-a:
Questão 2 – Em “Todo cientista precisa de disposição para observar e entender […]”, “para”:
( ) expressa um destino.
( ) expressa uma direção.
( ) expressa uma finalidade.
Questão 3 – Releia:
“Um passarinho, por exemplo, pode ser apenas um passarinho para muita gente, mas o pesquisador quer saber onde esse passarinho vive […]”
A palavra “mas” poderia ser substituída por:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “por isso”.
Questão 4 – Sublinhe o termo que indica modo a seguir:
“Algumas pessoas se dedicaram a pesquisar os animais e as plantas detalhadamente […]”
Questão 5 – No segmento “[…] buscando entender as relações entre eles e com o ambiente em que estava.”, o vocábulo “e” assinala:
( ) a soma de fatos.
( ) a alternância de fatos.
( ) a justificativa de um fato.
Questão 6 – Na parte “[…] o dia a dia deles incluía anotar e desenhar tudo aquilo que observavam, isto é, fazer registros.”, a expressão destacada indica:
( ) um exemplo.
( ) uma correção.
( ) uma explicação.
Questão 7 – Os autores conversam diretamente com o leitor no trecho:
( ) “[…] como ele dorme, do que tem medo e muito, muito mais.”
( ) “Foi justamente assim que, no passado, a História Natural começou a se organizar.”
( ) “Gostou de saber disso?”
Questão 8 – Em “Porém, continua atual e necessária para entender melhor a natureza.”, os autores referem-se à:
( ) História Natural.
( ) Ecologia.
( ) Evolução.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.