Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o peixinho de rio. O bagrinho cabe na palma da sua mão. Com cerca de oito centímetros já é adulto […]. Vamos saber mais a respeito desse peixinho? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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PROF: TURMA:
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Leia com atenção o texto e, depois, responda às questões interpretativas propostas:
Peixinho de rio
Pelo título, você já sabe que se trata de um peixe pequeno. E é isso mesmo! O bagrinho cabe na palma da sua mão. Com cerca de oito centímetros já é adulto – bem diferente dos seus parentes peixes do mesmo grupo dos Siluriformes, que podem atingir até dois metros de comprimento.
Esse pequeno peixe vive a nadar nas nascentes dos riachos, escondido pela vegetação ou entre pedras e troncos dos rios, onde encontra sua comida favorita: insetos aquáticos – como são chamados os insetos que passam pelo menos um ciclo de suas vidas na água.
A reprodução do bagrinho ocorre entre os meses de setembro e março. As fêmeas podem carregar cerca de 600 ovos. Parece muito? Pois saiba que apenas alguns poucos filhotes conseguem chegar à idade adulta.
O bagrinho pode ser considerado muito exigente quando o assunto é qualidade das águas. Está adaptado à vida em águas limpas e claras, sendo muito sensível às mudanças que acontecem em seu ambiente. Atualmente, poucos peixes dessa espécie podem ser encontrados vivendo livres na natureza, principalmente, por causa da degradação do ambiente onde vivem – a Mata Atlântica.
Quando árvores são derrubadas, a temperatura e o nível da água dos riachos, onde o bagrinho vive, sofrem mudanças. O desgaste do solo que o desmatamento pode causar faz com que terra e areia sejam levadas para dentro do rio, deixando a água mais escura e imprópria para nosso bagrinho, que, como vimos, está adaptado a águas cristalinas e livres da poluição.
Jean Carlos Miranda, Piatã Santana Marques e Rosana Mazzoni. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 213. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a palavra-chave do texto:
( ) “bagrinho”.
( ) “peixe pequeno”.
( ) “grupo dos Siluriformes”.
Questão 2 – Segundo o texto,o bagrinho encontra a sua comida preferida:
( ) “na vegetação”.
( ) “nas nascentes dos riachos”.
( ) “entre pedras e troncos dos rios”.
Questão 3 – Em “As fêmeas podem carregar cerca de 600 ovos.”, a expressão grifada indica:
( ) a quantidade exata de ovos.
( ) uma quantidade hipotética de ovos.
( ) uma quantidade aproximada de ovos.
Questão 4 – Em “O bagrinho pode ser considerado muito exigente quando o assunto é qualidade das águas.”, o vocábulo “muito” foi usado para:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 5 – Sublinhe, no fragmento abaixo, o termo que exprime uma circunstância de tempo:
“Atualmente, poucos peixes dessa espécie podem ser encontrados vivendo livres na natureza, principalmente, por causa da degradação do ambiente onde vivem – a Mata Atlântica.”
Questão 6 – Na passagem “[…] nosso bagrinho, que, como vimos, está adaptado a águas cristalinas e livres da poluição.”, “como” exprime:
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
( ) uma conformidade.
Questão 7 – Aponte o fato que leva a mudanças na temperatura e no nível da água dos riachos, onde o bagrinho vive:
( ) o desgaste do solo.
( ) a derrubada de árvores.
( ) a presença de terra e areia no rio.
Questão 8 – O texto tem o objetivo de:
( ) noticiar um fato sobre o bagrinho.
( ) apresentar explicações sobre o bagrinho.
( ) anunciar uma descoberta sobre o bagrinho.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.