Interpretação de texto: Peixes de riacho em perigo – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre peixes de riacho em perigo. Vamos saber mais a respeito deles? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Peixes de riacho em perigo

    O Brasil é campeão quando o assunto é diversidade de peixes de água doce. São encontradas por aqui mais de três mil espécies, a maior parte delas vivendo em pequenos riachos, ambientes frágeis, que sofrem com certas ações humanas.

    Riachos são rios pequenos, normalmente com poucos quilômetros de comprimento e apenas alguns metros de largura – muitas vezes, são bastante rasos também. Há riachos que nascem em montanhas altas e descem a encosta com grande velocidade. Outros fazem seu caminho em áreas planas, chamadas baixadas.

    As águas nos riachos são lentas, porém quentes e com menos oxigênio. Os peixes que vivem em riacho, geralmente, têm menos de 20 centímetros de comprimento e possuem estrutura para suportar essas condições. Suas nadadeiras, por exemplo, são mais fortes, no caso de viverem em águas mais rápidas e seus órgãos são muito eficientes para retirar o oxigênio do ar.

Rosana Souza-Lima, Maíra Moraes Pereira e Jean Carlos Miranda.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 282.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] que sofrem com certas ações humanas.”, os autores referem-se:

(     ) às montanhas altas.

(     ) aos pequenos riachos.

(     ) aos peixes de água doce.

 

Questão 2 – Releia:

“Riachos são rios pequenos, normalmente com poucos quilômetros de comprimento e apenas alguns metros de largura – muitas vezes, são bastante rasos também.”

Esse trecho é:

(     ) uma definição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 3 – Na parte “Há riachos que nascem em montanhas altas e descem a encosta com grande velocidade.”, o vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – Na frase “As águas nos riachos são lentas, porém quentes e com menos oxigênio.”, o termo destacado tem o sentido equivalente a:

(     ) “pois”.

(     ) “mas”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 5 – No segmento “Os peixes que vivem em riacho, geralmente, têm menos de 20 centímetros de comprimento […]”, os autores do texto:

(     ) narram.

(     ) descrevem.

(     ) argumentam.

 

Questão 6 – Em “[…] possuem estrutura para suportar essas condições.”, a expressão grifada:

(     ) retoma informações.

(     ) anuncia informações.

(     ) complementa informações.

 

Questão 7 – Na parte “Suas nadadeiras, por exemplo, são mais fortes, no caso de viverem em águas mais rápidas […]”, a palavra destacada exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) intensidade.

 

Questão 8 – Observe:

“[…] seus órgãos são muito eficientes para retirar o oxigênio do ar.”

O fato sublinhado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: