Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre peixes de riacho em perigo. Vamos saber mais a respeito deles? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Peixes de riacho em perigo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Peixes de riacho em perigo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Peixes de riacho em perigo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Peixes de riacho em perigo
O Brasil é campeão quando o assunto é diversidade de peixes de água doce. São encontradas por aqui mais de três mil espécies, a maior parte delas vivendo em pequenos riachos, ambientes frágeis, que sofrem com certas ações humanas.
Riachos são rios pequenos, normalmente com poucos quilômetros de comprimento e apenas alguns metros de largura – muitas vezes, são bastante rasos também. Há riachos que nascem em montanhas altas e descem a encosta com grande velocidade. Outros fazem seu caminho em áreas planas, chamadas baixadas.
As águas nos riachos são lentas, porém quentes e com menos oxigênio. Os peixes que vivem em riacho, geralmente, têm menos de 20 centímetros de comprimento e possuem estrutura para suportar essas condições. Suas nadadeiras, por exemplo, são mais fortes, no caso de viverem em águas mais rápidas e seus órgãos são muito eficientes para retirar o oxigênio do ar.
Rosana Souza-Lima, Maíra Moraes Pereira e Jean Carlos Miranda.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 282.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Na passagem “[…] que sofrem com certas ações humanas.”, os autores referem-se:
( ) às montanhas altas.
( ) aos pequenos riachos.
( ) aos peixes de água doce.
Questão 2 – Releia:
“Riachos são rios pequenos, normalmente com poucos quilômetros de comprimento e apenas alguns metros de largura – muitas vezes, são bastante rasos também.”
Esse trecho é:
( ) uma definição.
( ) uma conclusão.
( ) uma exemplificação.
Questão 3 – Na parte “Há riachos que nascem em montanhas altas e descem a encosta com grande velocidade.”, o vocábulo “e” indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 4 – Na frase “As águas nos riachos são lentas, porém quentes e com menos oxigênio.”, o termo destacado tem o sentido equivalente a:
( ) “pois”.
( ) “mas”.
( ) “portanto”.
Questão 5 – No segmento “Os peixes que vivem em riacho, geralmente, têm menos de 20 centímetros de comprimento […]”, os autores do texto:
( ) narram.
( ) descrevem.
( ) argumentam.
Questão 6 – Em “[…] possuem estrutura para suportar essas condições.”, a expressão grifada:
( ) retoma informações.
( ) anuncia informações.
( ) complementa informações.
Questão 7 – Na parte “Suas nadadeiras, por exemplo, são mais fortes, no caso de viverem em águas mais rápidas […]”, a palavra destacada exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) intensidade.
Questão 8 – Observe:
“[…] seus órgãos são muito eficientes para retirar o oxigênio do ar.”
O fato sublinhado é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.