Início Série7º ano Interpretação de texto: Paulo Leminski – 7º ano

Interpretação de texto: Paulo Leminski – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre Paulo Leminski. Você sabia que além de escritor, publicitário e professor, Paulo Leminski praticava judô? Muito curioso esse fato, não? Saiba mais a respeito da relação dele com as artes maciais, lendo o texto Leminski era tão ágil no judô quanto na poesia! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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Leminski era tão ágil no judô quanto na poesia

    Quando o poeta Haroldo de Campos definia Paulo Leminski como “Rimbaud curitibano com físico de judoca”, não estava brincando. Além de escritor, publicitário e professor, o paranaense praticava judô a sério. Conheceu o esporte por intermédio do irmão, aos 20 e poucos anos, e em pouco tempo conquistou a faixa preta.

    Nos anos 1960, defendia a seleção paranaense em torneios, participava de campeonatos universitários e até venceu uma disputa com atletas das Forças Armadas. Isso ao mesmo tempo em que dava aulas e fazia poesias. Leminski foi além dos treinos: aprofundou-se no universo da arte marcial. Aprendeu os ideogramas do japonês, impressionado com o poder de síntese dos ícones. Leu filosofia budista, biografias e haicais, modalidade de poema oriental na qual também se aventurou muito.

    Devorou até uma Bíblia escrita em japonês. E dizia que a luta o ajudava como poeta: “Você aprende a tirar de dentro de você tudo que é necessário para um momento decisivo. Qualquer hesitação, seja diante de um golpe ou de um poema, pode ser fatal”. Leminski dedicou ao professor de judô da academia Kodokan, o italiano Aldo Lubes, um artigo de 1986: “Aprendi com sensei Aldo não apenas golpes, mas toda a grandeza humana que se oculta por trás da prática de uma arte marcial”. Aldo não ficava atrás em elogios a Paulo, seu amigo e discípulo por 10 anos: “Eu era o mestre, mas com ele aprendi a não ver a vida de uma maneira complicada e material. Ele era a pessoa mais natural do mundo”.

Disponível em: <https://almanaquebrasil.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Além de escritor, publicitário e professor, o paranaense praticava judô a sério.”, o autor do texto se refere:

(     ) ao Haroldo de Campos.

(     ) ao Paulo Leminski.

(     ) ao Aldo Lubes.

 

Questão 2 – Em “Leminski era tão ágil no judô quanto na poesia”, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião sobre duas habilidades de Leminski.

(     ) apresenta uma contradição entre duas habilidades de Leminski.

(     ) estabelece uma comparação entre duas habilidades de Leminski.

 

Questão 3 – Grife os verbos que compõem o fragmento a seguir:

“Nos anos 1960, defendia a seleção paranaense em torneios, participava de campeonatos universitários […]”

 

Os verbos grifados acima foram usados para exprimir:

(     ) ações possíveis de Leminski nos anos 1960.

(     ) ações contínuas de Leminski nos anos 1960.

(     ) ações esporádicas de Leminski nos anos 1960.

 

Questão 4 – Para Leminski, a luta:

(     ) auxiliava em seu trabalho como poeta.

(     ) era a consequência do seu trabalho como poeta.

(     ) funciona como subterfúgio do seu trabalho como poeta.

 

Questão 5 – No trecho “[…] modalidade de poema oriental na qual também se aventurou muito.”, a expressão destacada define:

(     ) o ideograma do japonês.

(     ) a filosofia budista.

(     ) o haicai.

 

Questão 6 – Identifique a frase em que o termo sublinhado foi empregado com sentido figurado:

(     ) “[…] e em pouco tempo conquistou a faixa preta.”

(     ) “Devorou até uma Bíblia escrita em japonês.”

(     ) “Qualquer hesitação, seja diante de um golpe ou de um poema […]”

 

Questão 7 – No segmento “Aprendi com sensei Aldo não apenas golpes, mas toda a grandeza humana […]”, o vocábulo “mas” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] a não ver a vida de uma maneira complicada e material.”, a parte evidenciada expressa:

(     ) modo

(     ) tempo

(     ) finalidade

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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